Tamanho do texto

Operação valorizou os cinco atletas do clube de Lisboa em quase 20 milhões de euros

O Conselho de Administração do Benfica anunciou, na noite desta sexta-feira, a venda de parte dos direitos federativos do ex-corinthiano Bruno César e mais quatro jogadores, Jara, Garay, Nolito e Gaitán, por 6 milhões de euros (15 Milhões de reais, aproximadamente) ao Banco Espírito Santo.

Esse acordo propõe que o banco transfira os valores ao Benfica Stars Fund, uma comissão formada por gestores do clube e dois economistas especializados em esporte. A função do plano é valorizar o passe de alguns jogadores visando lucros futuros.

A negociação mais vantajosa foi de Nicolas Gaitán, que vem se destacando com a camisa da Águia na temporada. 15% de seu passe foi repassado por aproximadamente 2 milhões de euros. Dessa forma, todo o passe do jogador, que valia 8,5 milhões de euros, tem uma revalorização e passa a ser cotado em 13,5 milhões de euros.

O espanhol Nolito, que teve 20% do passe negociado, agora custaria 6,5 milhões de euros, ao passo de Franco Jara, que foi emprestado pelo Granada, teve 10% repassados ao fundo por 600 mil euros, e Garay, comprado do Real Madrid por 5,5 milhões de euros, passa a valer o dobro desse valor em uma futura negociação do time português.

O negócio com Bruno César foi semelhante. Ele teve 15% de seu passe negociado por 1,035 milhões de euros e seu valor, que era de 5,3 milhões de euros, valor pago ao Corinthians pelo jogador, agora fica em cerca de 6,9 milhões de euros (R$17,1 milhões).

Esse tipo de expediente, comum no futebol português, serve para colocar dinheiro em caixa para os clubes sem que, dessa forma, os faça perder o passe dos jogadores.

Ao todo, essa operação valorizou os cinco atletas em quase 20 milhões de euros e a expectativa do clube é que o valor seja ampliado pelas boas atuações de todos eles. Bruno César, por exemplo, foi autor do gol da vitória do Benfica sobre o Otelul Galati, pela Liga dos Campeões, e sonha com uma vaga entre os titulares. Nolito, do mesmo modo, busca espaço na equipe.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.