Com o resultado, o Barcelona não pode mais ser alcançado pelo Real Madrid, que entra em campo apenas neste domingo

O Barcelona encerrou sua participação em 2010 com chave de ouro: goleada impiedosa sobre Espanyol, no clássico catalão que marcou a 16ª rodada do Campeonato Espanhol, última antes da virada do ano: 5 a 1, com dois gols de Pedro, mais dois de Villa e outro de Xavi.

Com o resultado, os comandados de Pep Guardiola chegaram aos 43 pontos e mantiveram a primeira colocação, independente do complemento da rodada. A situação pode ficar ainda melhor se o Real Madrid, segundo colocado com 38 pontos, tropeçar diante do Sevilla, neste domingo, no Santiago Bernabéu.

Vale lembrar que o Barça, sensação da competição nacional na temporada 2010/2011, já havia aplicado uma goleada em um clássico: 5 a 0 no Real Madrid, na 13ª rodada. O Espanyol fecha o ano com 28 pontos.

nullO jogo - Como só irão reencontrar os gramados no dia 2 de janeiro de 2011, os jogadores do Barcelona pareciam motivados a mostrar tudo o que sabiam. Lionel Messi, grande destaque e artilheiro da equipe, nem precisou deixar sua marca no show azul e grená.

O argentino, porém, não deixou de aparecer. Aos 17 minutos, ele recebeu em velocidade e deu ótimo passe para Pedro abrir o marcador. Aos 29, foi a vez de Xavi marcar: ele tentou o cruzamento, a bola bateu na zaga e se ofereceu a ele, que chutou de primeira e fez 2 a 0.

Na etapa final, o Barça marcou mais um logo aos sete minutos, outra vez com Pedro após jogada de Messi. O Espanyol ainda deu um último suspiro logo na sequência, com um bonito chute cruzado de Osvaldo, mas não teve fôlego para reagir e acabou sofrendo mais dois gols.

Aos 30 minutos, Lionel Messi deu mais um presente, agora para David Villa, que não perdoou. Aos 39, o artilheiro espanhol recebeu de Xavi, seu parceiro na seleção campeã do mundo em 2010, e não teve dó do goleiro Kameni: 5 a 1. 

Veja todos os jogos deste sábado:

La Coruña 1 x 1 Sporting Gijón
Levante 1 x 2 Athletic Bilbao
Villarreal 3 x 1 Mallorca
Espanyol 1 x 5 Barcelona
Real Sociedad x Valencia - 19h00 (de Brasília)

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.