Site do clube espanhol relembra os duelos entre as equipes ao longo da história, com vantagem espanhola

O Barcelona já está pensando no provável duelo contra o Santos pelo Mundial de Clubes da Fifa, que será realizado em dezembro, no Japão. Pelo menos é o que demonstra o site oficial do clube catalão, que nesta sexta-feira publicou uma retrospectiva de todos os confrontos realizados na história entre as duas equipes. E os números mostram clara vantagem do Barcelona.

Entre para a Torcida Virtual do Santos e convide seus amigos

O primeiro duelo entre os atuais campeões da Europa e da América do Sul aconteceu no início da era Pelé. Em 28 de junho de 1959, o Santos foi até o Camp Nou e não teve dó dos donos da casa, goleando por 5 a 1, com dois gols de Pelé, dois de Dorval e um de Coutinho, enquanto o brasileiro Evaristo de Macedo fez o gol de honra barcelonista. Ao final da partida, de acordo com o site do Barcelona, o técnico Lula, do Santos, ainda deu a entender que a goleada poderia ter sido maior, porque Pelé "só havia jogado 20% de seu potencial".

Página do site oficial do Barcelona, que traz a retrospectiva dos duelos do time espanhol contra o Santos
Reprodução
Página do site oficial do Barcelona, que traz a retrospectiva dos duelos do time espanhol contra o Santos

A paritr de então, o Barcelona só conheceu vitórias em confrontos contra o Santos. No dia 3 de julho de 1960, novamente no Camp Nou, uma partida extremamente disputada, na qual o Barcelona atropelou no primeiro tempo, vencendo por 4 a 0 - com gols de Suzarez (2), Kubala e Villaverde - e viu uma incrível reação do Santos na etapa final, com dois gols de Pepe e um de Pelé. No final, deu Barcelona (4 a 3).

Em 1963, Pelé já tinha no currículo duas Copas do Mundo com a seleção brasileira e um Mundial de Clubes com o Santos. Mesmo assim, teve uma apagada atuação contra o Barcelona, no dia 12 de junho daquele ano, que venceu por 2 a 0, gols de Pereda e Zaballa.

Siga o iG Santos no Twitter e receba todas as informações do seu time em tempo real

O quarto duelo da história entre Barcelona e Santos foi descrito pelo site do time espanhol como aquele em que "Pelé estava em decadência". Na verdade, no dia 1º de setembro de 1974, o Rei do futebol se aproximava do adeus aos gramados, que ocorreria um mês depois. Naquele dia, na decisão do terceiro lugar do Torneio Ramón de Carranza, viu-se em campo um encontro histórico entre Pelé e Cruyff, então recém-contratado pelo Barcelona. Só que o craque holandês levou a melhor, comandando a goleada de sua equipe por 4 a 1, com gols de Neeskens (2), Marcial e Asensi. Quando o placar já apontava 4 a 0, faltando três minutos para o final da partida, Pelé sofreu um pênalti e ele mesmo convertou, fazendo o gol de honra do Santos.

A última vez em que Barcelona e Santos estiveram frente a frente foi em um amistoso realizado em  25 de agosto de1998. O Santos estava longe de viver seus dias mais glorisosos, porém mesmo assim segurou um empate em 2 a 2 no tempo normal. Na disputa de pênaltis para ver quem ficaria com o Troféu Joan Gamper (nome do fundador do Barcelona), o time espanhol venceu por 5 a 4.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.