Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Bahia rebaixa Ceará e assegura vaga na Sul-Americana de 2012

Apesar de nota defendendo a permanência do Ceará na Série A, time de Salvador vence e vai à competição continental

Gazeta |

null

O Bahia ignorou o fator regional neste domingo e rebaixou o Ceará , outro clube do Nordeste, para a Série B do Campeonato Brasileiro. De quebra, o clube de Salvador, que venceu por 2 a 1, garantiu a última vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Com os três pontos, o Bahia somou 46 e terminou o Campeonato Brasileiro na 14ª posição. Já o Ceará parou nos 39, em 18º, e amargou o descenso para a segunda divisão.

O jogo

O Bahia poderia até ajudar o Ceará, também representante do Nordeste, a permanecer na elite do futebol nacional. Mas o time entrou no gramado do Pituaçu com um objetivo em mente: se garantir na Copa Sul-americana do ano que vem.

Vitória garante o Bahia na Sul-americana. Veja a tabela do Brasileirão 2011

Desta forma, os comandados do técnico Joel Santana partiram para cima e inauguraram o marcador aos 13 minutos. O volante Camacho recebeu, abriu espaço e chutou, de fora da área, para furar a meta do goleiro Diego.

Gazeta Press
Oswaldo chuta e Marcelo Lomba defende em Pituaçu
O tento animou ainda mais os anfitriões. Já o time cearense, atordoado com o gol, mostrava fragilidade tanto para atacar quanto para defender. E, aos 43 minutos, viu a situação piorar. Depois de erro na saída de bola, Camacho rouba a bola e a oferece para Lulinha marcar.

O primeiro tempo, no entanto, acabou saindo no lucro para a equipe de Fortaleza. Felipe Azevedo carregou e bateu forte na entrada da área: 2 a 1 e 45 minutos decisivos em frente.

Na segunda etapa, o Ceará veio com uma postura diferente. Felipe Azevedo continuou sendo o homem perigoso. Mas o atacante não conseguiu prolongar sua boa fase. Aos oito minutos, ele furou quando estava na cara do goleiro Marcelo Lomba e, aos 20, chutou para fora outra oportunidade de igualar.

Na parte final do duelo, o Ceará adotou o tudo ou nada, assumindo os riscos em deixar a defesa aberta. No entanto, a bola insistiu em não entrar. Pior para o Ceará, que retornará à Série B depois de ficar na elite apenas duas temporadas.

FICHA TÉCNICA - BAHIA 2 X 1 CEARÁ

Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 04 de dezembro de 2011, domingo
Horário: 17 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fabio Pereira (TO)
Cartões amarelos: Nicácio, Felipe Azevedo (Ceará); Marcos, Fabinho e Lulinha (Bahia)

GOLS
BAHIA:
Camacho, aos 13 minutos do primeiro tempo; Lulinha, aos 43 minutos do primeiro tempo
CEARÁ: Felipe Azevedo, aos 45 minutos do segundo tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda (Danny Moraes), Titi e Ávine; Marcone, Fabinho, Camacho (Nikão) e Lulinha (Júnior); Souza e Gabriel. Técnico: Joel Santana

CEARÁ: Diego , Heleno , Fabrício , Thiago Matias , Vicente , Michel , Juca , Rudnei (Paulinho) , Nicácio (Washington) , Osvaldo , Felipe Azevedo. Técnico: Dimas Filgueiras

Leia tudo sobre: brasileirão 2011cearábahia

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG