Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Aumento de nível técnico marca Torneio Internacional de Futebol Feminino em SP

Holanda, Canadá e México serão adversários do Brasil em competição que começa no dia 9 de dezembro no Estádio do Pacaembu em São Paulo

Danilo Lavieri, iG São Paulo |

Com equipes mais qualificadas e jogadoras mais conhecidas no cenário mundial, como Christine Siclair, que chegou perto de ficar entre as finalistas da Bola de Ouro, o 2º Torneio Internacional Cidade de São Paulo do futebol feminino foi lançado nesta terça-feira no Museu do Futebol, na capital paulista. A seleção brasileira, que contará com as estrelas Marta e Cristiane, defende o título que conquistou no ano passado, mas sabe que a dificuldade em relação ao ano anterior aumentou bastante.

Para a atual melhor jogadora do mundo, com o México evoluindo cada vez mais e com a presença de Holanda e Canadá, a competição poderá servir de termômetro para a equipe que já pensa no Mundial da categoria que será disputado no ano que vem.

O México disputou a Concaf e foi vice-campeão, perdendo só do Canadá e derrotando os Estados Unidos. Isso mostra que eles cresceram muito. Já o Canadá também estará no Mundial e dispensa comentários. A Holanda é outra seleção muito forte e que com certeza nos dará trabalho, disse Marta.

O discurso soa semelhante com o do técnico da seleção brasileira, Kleiton Lima. Para ele, não há nem como comparar com a dificuldade do torneio anterior, que contou com México, Chile e China.

Vai ser bem mais difícil. Não sei o quanto, mas bem mais. O México tem o mesmo técnico há dois anos, já desclassificou os Estados Unidos jogando muito bem. O Canadá tem uma safra muito boa de jogadoras que compete na Liga Americana, e a Holanda representa a tradição dos países escandinavos, como a Suécia por exemplo, explicou Kleiton.

O torneio será disputado a partir do dia 9 de dezembro e ocorrerá até o dia 19 (veja tabela no fim da página). Serão quatro rodadas duplas, sendo que as três primeiras serão classificatórias e a última decidirá campeão, vice e terceiro colocado. Todos os jogos serão disputados no Pacaembu e têm ingressos variando entre R$ 5,00 e R$ 30,00. A TV Bandeirantes transmitirá todos os jogos do Brasil, e a BandSports todos os duelos da competição.

No ano passado, a média de público do torneio foi de 9 mil pessoas. Número semelhante ao do Santos e do Palmeiras neste Campeonato Brasileiro de 2010, por exemplo.

Diferença de calendário e lesões deixam Brasil em alerta

Assim como no futebol masculino, a modalidade no Brasil é disputada em datas diferentes do calendário do resto do mundo. Justamente por causa disso, o técnico Kleiton Lima avisa que estará alerta a todas as complicações que suas jogadoras poderão ter. Além disso, Lima explica que várias de suas jogadoras apresentam desgastes que podem comprometer a equipe no Mundial de 2011.

Como se não bastasse a evolução das equipes, as minhas jogadoras estão em fim de temporada, enquanto a maioria das outras seleções está no meio. Além disso, temos de ficar de olho com algumas jogadoras que estão com início de lesão. A Marta tem várias micro-lesões, a Formiga enfrenta alguns problemas musculares e outras também podem ter dificuldade, lembrou Kleiton.

Confira a tabela do campeonato:

Data

Horário

Jogo

09/12

19h45

Canadá x Holanda

09/12

22h

Brasil x México

12/12

16h

Brasil x Holanda

12/12

18h

México x Canadá

15/12

19h45

México x Holanda

15/12

22h

Brasil x Canadá

19/12

14h45

Disputa 3º lugar

19/12

17h

Disputa 1° lugar

Leia tudo sobre: futebolfutebol feminino

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG