Tamanho do texto

Time venceu 35 jogos dos 71 disputados. Há dois anos, foram 64 partidas e 40 triunfos

O Vasco chega ao seu 72º jogo na atual temporada podendo fechar 2011 com chave de ouro caso conquiste também a Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro . Já classificado para a Libertadores por ter faturado a Copa do Brasil , o time volta a encantar o torcedor depois de muitos anos. Desde 2003, quando venceu seu último Campeonato Carioca, o clube não sabia o que era ser campeão na primeira divisão.

Ainda assim, o aproveitamento fica atrás de 2009, ano da Série B.

Confira a classificação do Brasileirão

Dedé criou a jogada e apareceu para cabecear no segundo gol do Vasco contra o Botafogo
AE
Dedé criou a jogada e apareceu para cabecear no segundo gol do Vasco contra o Botafogo
Já é, de longe, a melhor campanha vascaína só em competições da Série A desde a criação do Brasileiro por pontos corridos, em 2003. Em 71 partidas nesta temporada, o time cruzmaltino venceu 35, empatou 20 vezes e perdeu 16 – um aproveitamento de 49,2%.

Em nenhum outro ano com o formato atual do nacional o time ganhou e impressionou tanto. Mas quando a comparação é feita com os números da Segundona, não há conversa. Em tempo: o Brasileiro tem influência nos números porque o time passa oito meses em função deste campeonato.

VEJA TAMBÉM: Vasco se despede de São Januário tendo perdido só 2 jogos em 2011

Em 2009, foram 64 jogos e 40 vitórias ao longo da temporada – 16 empates e somente oito derrotas. A explicação está no nível técnico dos adversários. Assim, no somatório geral da temporada, o aproveitamento cresce. No ano da Série B, o aproveitamento foi de 62,5%.

Siga o Twitter do iG Vasco e receba notícias do time em tempo real

Este ano, o Vasco ainda tem quatro partidas pela frente (duas pelo Brasileiro e duas pela Sul-Americana) podendo chegar a seis, caso passe pelo Universidad de Chile no torneio continental. Se vencer todos os compromissos, chegará a 41. Ultrapassaria os 40 de dois anos atrás, mas o aproveitamento ficaria abaixo, já que teria 77 jogos contra os 64 de 2009.

Entre para a Torcida Virtual do Vasco e comente a atual campanha do time