Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Atlético-MG e América-MG duelam pela liderança do Estadual

A última vez que o América-MG saiu vencedor do confronto foi no ano de 2005

Gazeta |

Atlético-MG e América-MG fazem neste domingo, às 16 horas (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, um clássico que vale a liderança do Campeonato Mineiro. O Atlético-MG é o atual líder da competição com 12 pontos, e é seguido de perto pelo Coelho que tem 10. Quem vencer o duelo assume de forma isolada a ponta da tabela e vê a classificação para próxima fase mais próxima.

Mas para assumir a liderança do Estadual, o América-MG terá de acabar com um período de cinco anos, ou seis jogos, sem vitórias em partidas oficiais contra o Atlético-MG. A última vez que o América-MG saiu vencedor do confronto foi no ano de 2005, 1 a 0, com gol do atacante Washington. Com essa vitória o time americano evitou a queda para o Módulo II, e de quebra colocou fim a uma invencibilidade de seis jogos do adversário.

Outro detalhe que marca o clássico deste domingo é que, apesar de não vencer o Atlético-MG há seis jogos, o América-MG também não é derrotado pelo rival desde 2009. A última vitória do Atlético no derby aconteceu no Estadual de 2007, por 2 a 0. No ano seguinte, os times não se enfrentaram porque o Coelho disputou o Módulo II. Os últimos quatro confrontos, um em 2009 e três no ano passado, terminaram empatados.

No retrospecto geral dos confrontos, o Atlético-MG leva ampla vantagem sobre o América-MG, foram 381 jogos, com 186 vitórias alvinegras, 94 empates e 101 triunfos alviverdes. A maior goleada do Galo foi um 6 a 1 no dia 11 de setembro de 1938 em jogo válido pelo Campeonato Mineiro no estádio Antônio Carlos. Já o Coelho fez seu maior resultado contra o rival no dia 15 de maio de 1952 em amistoso na cidade de Belo Horizonte, o placar foi 7 a 2.

Apesar da vantagem nos números, o atacante Diego Tardelli acredita que as coisas agora são diferentes, e que o duelo entre os rivais vai ser complicado para o Atlético-MG. "São dois times que vivem bons momentos. O América-MG vem em uma sequência boa desde o ano passado. Tem tudo para ser um bom clássico. Temos que pensar na vitória. É entrar ligado para fazer gol e a gente sair com os três pontos", declarou Tardelli.

Pelo lado americano, o técnico Mauro Fernandes rasga elogios ao adversário, mas ressalta que o América-MG tem condições de sair de campo com a vitória. Para surpreender o Atlético, o comandante do Coelho chegou a fazer inclusive treinos secretos para preparar jogadas ensaiadas e treinar opções táticas diferentes.

"Além de ter um treinador muito inteligente, o Dorival Júnior tem um leque de opções para armar sua equipe. Para mim, o Atlético-MG tem um dos melhores elencos do futebol brasileiro. Por isso, além de nos preparar para anular algumas das peças deles, temos que fazer mais para tentar surpreender o adversário", comentou Fernandes.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG x AMÉRICA-MG

Local: Estádio Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Data: 27 de fevereiro de 2011, domingo
Horário: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Joel Tolentino Damata Júnior (CBF/FMF)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (CBF/FMF) e Marconi Helbert Vieira (CBF/FMF)

ATLÉTICO-MG: Renan Ribeiro; Serginho, Réver, Werley e Leandro; Zé Luis, Richarlyson, Ricardinho e Renan Oliveira; Magno Alves e Diego Tardelli
Técnico: Dorival Júnior

AMÉRICA-MG: Flávio; Gabriel, Micão e Otávio; Sheslon, Leandro Ferreira, Dudu, Camilo, Davi Ceará (Irênio) e Rodrigo; Daniel Lovinho (Luciano) e Fábio Júnior
Técnico: Mauro Fernandes

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG