Veja como o time atleticano se saiu depois de todas as vezes em que terminou a rodada entre os últimos

Flickr/Clube Atlético Mineiro
Atlético-MG de 2010 tinha grandes nomes, como o meia Diego Souza, mas brigou para não cair
Como resultado do péssimo momento que atravessa no Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG terminou a oitava rodada dentro da zona de rebaixamento . Uma queda muito grande para quem chegou a ser líder do Campeonato Brasileiro . Porém, desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, somente em 2003 e 2009 que o time mineiro não figurou uma rodada sequer entre os últimos colocados. Sendo que em 2005 o Atlético-MG foi rebaixado.

Siga o iG Atlético-MG no Twitter e receba todas as informações do seu time

No entanto, a reação do time costuma ocorrer na rodada seguinte. Com exceção de 2005, quando entrou na zona de rebaixamento para não sair mais, nas demais o Atlético-MG sempre venceu o jogo seguinte. Portanto, se o time não corresponde dentro de campo, o torcedor pode ter um ânimo a mais para o jogo contra o América-MG , neste domingo, na Arena do Jacaré, às 18h30.

Brasileirão 2004

Na última vez que o Brasileirão foi disputado por 24 clubes, o Atlético-MG só escapou do rebaixamento na última rodada, ao vencer o São Caetano por 3 a 0, no Mineirão. Mas desde o começo da competição o alvinegro rondava a zona de rebaixamento, onde esteve por dez rodadas. A primeira vez foi na sexta, mas ao vencer o Coritiba por 1 a 0, no Couto Pereira, com gol do zagueiro Gaúcho. O Atlético-MG terminou na 19ª posição, com 53 pontos.

Brasileirão 2005

Os torcedores atleticanos não têm boas lembranças da edição 2005 do Nacional, ano que aconteceu o rebaixamento do Atlético-MG. Assim como no ano anterior, a primeira vez dentro da zona da degola foi na sexta rodada. Embora não tenha perdido o jogo seguinte, o time mineiro jamais saiu do grupo dos quatro últimos colocados, embora tenha reagido em algumas oportunidades. A colocação final foi o 20º lugar, com 47 pontos.

Brasileirão 2007

Mais uma vez o Atlético-MG aposta em grandes nomes, como o volante Dudu Cearense
Agência Estado
Mais uma vez o Atlético-MG aposta em grandes nomes, como o volante Dudu Cearense
No ano em que retornou à Primeira Divisão, o maior medo do Atlético-MG era voltar para a zona de rebaixamento. E isso ocorreu logo na 11ª rodada, ao ser derrotado pelo Sport por 2 a 0. Mas com o triunfo sobre o América-RN, por 4 a 1, na rodada seguinte, o time deixou o 17º lugar. No total foram somente três rodadas na zona da degola, sendo a última na 28ª. O time alvinegro terminou a competição em oitavo lugar, com 55 pontos.

Brasileirão 2008

Drama recente do Atlético-MG, passar pela zona do rebaixamento no ano do Centenário era um medo real, principalmente depois dos fracassos no Mineiro e na Copa do Brasil. O susto foi apenas na 14ª rodada, quando o time terminou na 17ª colocação. Mas com o triunfo por 2 a 1 sobre o Vitória , com gols de Marques e Gedeon, o Atlético-MG saiu da zona da degola para não voltar mais. O time terminou em 12º lugar, com 48 pontos.

Brasileirão 2010

Depois do ano seguro em 2009, quando até sonhou com o título, o Atlético-MG estava envolvido mais uma vez na luta contra o rebaixamento. Foram 25 rodadas entre os últimos colocados, sendo a primeira delas na sétima rodada. A vitória diante do Atlético-GO deu fôlego para o time de Vanderlei Luxemburgo ficar duas rodadas fora da zona de rebaixamento. Depois o time só foi sair dela na 31ª rodada, voltou nas duas seguintes, já com Dorival Júnior . O alívio definitivo foi apenas na 37ª, com o triunfo sobre o Goiás . Ainda assim o Atlético-MG terminou em 13º, com 45 pontos e uma vaga na Copa Sul-Americana.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.