Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Atlético-MG conta com um tabu na primeira fase da Copa do Brasil

Equipe mineira jamais foi eliminada no primeiro confronto, embora tenha perdido em duas das 21 estreias

Victor Martins, iG Belo Horizonte* |

Além do Atlético-MG, só o Vitória-BA esteve em 21 das 22 edições da Copa do Brasil. Se a equipe mineira ainda não conquistou nenhum título do torneio, também não foi eliminada na primeira fase da competição. Pior para o IAPE-MA, rival do Atlético-MG na 23ª edição da Copa do Brasil. Os dois times se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h50, no Estádio Nhozinho Santos, em São Luis.

Embora não tenha caída ainda na primeira fase, em duas vezes o Atlético-MG perdeu na estreia da Copa do Brasil, em 2002 e 2004. A primeira derrota em estreia foi para o Juvetude-MT, por 2 a 1. Na partida de volta, no Mineirão, o Atlético-MG venceu por 2 a 0 e avançou. Dois anos depois foi a vez da Catuense-BA bater o time mineiro por 4 a 2. O Atlético-MG goleou no jogo de volta, por 5 a 1, e confirmou mais uma classificação na fase inicial da Copa do Brasil.

Considerando as 22 participações atleticanas no torneio, já com a edição 2011, o Vila Nova-GO foi o time que mais vezes enfrentou o Atlético-MG na estreia. Em 1990 foi o primeiro encontro, com empate sem gols em Goiânia e goleada mineira por 5 a 0 em Belo Horizonte. Nos duelos em 1994 e 1996 foram quatro triunfos do Atlético-MG.

Zebras na primeira fase

A fórmula da Copa do Brasil proporciona surpresas incríveis para os grandes clubes brasileiro. O próprio Atlético-MG tem algumas eliminações que ficaram marcadas no torcedor, como a queda para o Brasiliense, em 2002, na semifinal.

Porém, outros gigantes foram surpreendidos logo na primeira fase. O caso mais famoso e recente é do Palmeirias diante do ASA-AL. A equipe paulista era comandada por Vanderlei Luxemburgo e caiu depois de um empate e uma derrota, na primeira fase.

Em 1994 o Fluminense foi eliminado pelo Linhares-ES, depois de empates, por 1 a 1 e 2 a 2. Já em 1997 foi a vez do Cruzeiro, então atual campeão da Copa do Brasil, cair diante do Santa Cruz. Empate em 1 a 1, no Recife, e derrota por 1 a 0 no Mineirão.

Leia tudo sobre: Atlético-MGCopa do Brasil 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG