Tamanho do texto

Desempenho é inferior ao de quatro times do G5, a meta do clube gaúcho no Brasileirão

André Lima tem cinco gols no Brasileirão
Gazeta Press
André Lima tem cinco gols no Brasileirão
Os atacantes são responsáveis por apenas 28,1% dos 32 gols marcados pelo Grêmio no Brasileirão. Na comparação com os clubes temporariamente classificados à Libertadores, o sonho do clube gaúcho, o índice é superior apenas ao do São Paulo. Há, porém, um agravante: quatro meias do time de Adilson Batista balançaram a rede mais vezes do que os homens de frente de Celso Roth.

Twitter iG Grêmio: Notícias e comentários em tempo real

Grêmio é o 10º colocado. Confira a classificação do Brasileirão

André Lima (cinco), Brandão (dois), Miralles (um), Leandro (um) e Diego Clementino, juntos, somam nove gols – o meia Douglas, com seis, é o artilheiro do time no campeonato. A falta de efetividade prejudica o objetivo. Às vésperas de enfrentar o Figueirense, às 16h, nesta quarta-feira, no Olímpico, o Grêmio é o 10º, com 39 pontos, sete pontos atrás do Botafogo, o último integrante do G5.

“O que vale é o Grêmio vencer. É claro que eu gosto de fazer gols, sou atacante, é minha especialidade. Se estiver eu e o goleiro, com um companheiro livre, rolo a bola para ele. O que vale é o Grêmio. Se me perguntar, quero fazer muitos, mas o time é mais importante. Confio no meu futebol e sei que a bola volta a entrar. Daí, vou ser o melhor novamente”, disse em tom irônico André Lima.

Há muitas explicações para o desempenho – a equipe tem o segundo pior ataque à frente apenas do Atlético-PR, que tem 27. Contratações não deram certo, jogadores foram negociados e, após três técnicos na temporada, o Grêmio passou a ter padrão de jogo somente após a chegada de Celso Roth, em agosto.

“Não importa quem vai fazer o gol. Essa preocupação é da imprensa. Se o jogador está jogando bem, este é o primeiro passo para ser quem cumpre a função. Se por acaso, ele não vem fazendo, mas o time ganhando, não é que basta, mas estamos no caminho certo. O que vale é o coletivo”, comentou o treinador.

Corinthians (52%), Vasco (30,2%), Flamengo (59%) e Botafogo (50%) têm desempenho melhor na efetividade de seus atacantes. O São Paulo (22,2%) compensa com os gols de Rivaldo, Lucas, Casemiro e Marlos.

A próxima chance de o Grêmio melhorar é no Feriado de Nossa Senhora Aparecida. Contra o Figueirense...

Entre para a Torcida Virtual e comente o desempenho dos atacantes