Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Após vice, Grêmio e Corinthians querem nova vida no Brasileirão

Duelo, domingo, em Porto Alegre, marca começo de campanha para tentar salvar o ano

Hector Werlang, iG Porto Alegre* |

Gazeta Press
Leandro é a esperança gremista de boa campanha no nacional
Grêmio e Corinthians têm muitas semelhanças em 2011. Ambos fracassaram na Libertadores. Os dois foram vice estaduais perdendo na final para rivais históricos. E apostam no Brasileirão para salvar um ano que, até aqui, tem tudo para ser esquecido.

Os discursos na semana de preparação para a partida das 16h deste domingo, no Olímpico, em Porto Alegre, também foram parecidos. Renato Gaúcho e Tite, que ainda não contam com os reforços prometidos pelas direções, disseram que o título é o objetivo, porém, apontaram uma eventual vaga à Libertadores como satisfatória.

Então, o Grêmio apostará na base eliminada nas oitavas de final do torneio sul-americano e derrotada pelo Internacional no Gauchão. Sem os lesionados Gabriel e Vilson, Renato dá chance aos garotos Mário e Saimon. A dúvida está na lateral esquerda: se jogar Neuton, Lúcio atua como meia. Este será ala caso Escudero seja escalado no meio.

"A partida é difícil, mas a primeira para tentarmos ser campeões. Agora, o Grêmio tem um ano melhor do que o Corinthians. Eles caíram na pré-Libertadores", analisou Renato.

O desejo de fazer bom papel no torneio é tanto que os jogadores lembram a história para vislumbrar um futuro promissor. O Corinthians é o mesmo rival que, no passado, foi derrotado em São Paulo e, a partir dali, o Grêmio saiu da zona de rebaixamento e rumou para a da Libertadores. Sem falar que foi o adversário vencido na última conquista nacional do time gaúcho, a Copa do Brasil de 2001.

Sem poder contar com seus principais reforços, o Corinthians vai a campo com a base do time que encerrou sua participação no Paulistão com o vice-campeonato. Será desta base, que passou por reformulações constantes no primeiro semestre, que Tite terá de tirar o máximo para iniciar bem o torneio.

"É mais uma reformulação no time, mas não posso ficar chorando. Nada abaixo do título ou de uma vaga na Libertadores interessa ao Corinthians e contra o Grêmio nós temos obrigação de começar bem", disse o técnico.

Apesar da confiança, muito pouco poderá ser feito por Tite para mudar o time que frustrou a torcida. Os reforços ainda não podem estrear.

Adriano - que ainda se recupera de cirurgia - Alex, sem condições legais de ser inscrito e Emerson, também sem seu contrato registrado na CBF, só poderão ser vistos em campo em rodadas futuras. Para a estreia, Dentinho e Bruno César, negociados recentemente e que participaram da final contra o Santos, no último domingo, darão lugar a Ramírez e Morais, respectivamente.

A escolha dos dois se dá primeiro por conta do respeito do Corinthians ao Grêmio jogando nos seus domínios. Na ideia de Tite, ter o quarteto de meio campo formado por Ralf, Paulinho, Ramírez e Morais, dá um equilíbrio maior às ações da equipe.

"Tem de ter cuidado para jogar lá", comentou o gaúcho Tite, que conhece bem o Grêmio. Ele comandou a equipe entre 2001 e 2003.

AE
Artilheiro do Corinthians na temporada, Liédson volta a disputar Brasileirão

*Colaborou Bruno Winckler, iG São Paulo

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X CORINTHIANS


Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: 22 de maio de 2011, no sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (Pernambuco)
Auxiliares: Erich Bandeira (Pernambuco) e Carlos Berkenbrock (Santa Catarina)

GRÊMIO: Victor; Mário, Saimon, Rodolfo e Neuton (Escudero); Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Leandro e Junior Viçosa. Técnico: Renato Gaúcho.

CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Ramírez e Danilo; Willian e Liedson. Técnico: Tite.

Leia tudo sobre: grêmiocorinthiansbrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG