Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Aos 33 anos, Renato vai chegar a 55 jogos pelo Fla na temporada

Meia faz uma maratona parecida com a de Neymar e estará em campo nesta quarta-feira contra o Palmeiras

Thales Soares, iG Rio de Janeiro |

Alexandre Vidal/Fla Imagem
Renato faz malabarismo com a bola
Neymar completou terça-feira 58 jogos na temporada, entre Santos, seleção brasileira e o Sul-Americano Sub 20, disputado entre janeiro e fevereiro. O número tem sido citado de forma recorrente. Aos 19 anos, o craque faz uma verdadeira maratona, mas no Flamengo um veterano soma números bem próximos. Aos 33 anos, Renato vai chegar a 55 jogos nesta quarta-feira, quando enfrentar o Palmeiras, às 21h50, no Engenhão, pela 29a rodada do Campeonato Brasileiro.

Veja a classificação do Campeonato Brasileiro

Com apenas 8% de percentual de gordura, Renato ficou fora de apenas três jogos este ano, atrás apenas do goleiro Felipe, que desfalcou o time uma vez, no clássico com o Fluminense, domingo passado. Seu preparo físico é considerado um dos melhores do elenco, apesar de muitos jovens estarem entre os 30 jogadores mais utilizados por Luxemburgo. Prestigiado com o treinador e respeitado pela torcida, ele ainda se sente mais jovem e ainda pensa em mais um contrato com o clube, já que o atual termina em dezembro.

“É uma receita da minha mãe”, brincou Renato. “É preciso ter cuidado, pois o esporte exige muito do corpo. Se você não estiver preparado, vai sofrer com lesões. Claro que existem acidentes, uma coisa mais grave, mas não é o meu caso. Procuro me cuidar, dou sempre 100% nos treinamentos para ter ainda mais força no jogo. Tenho 33 anos, mas sinto com 27, quando o jogador de futebol está no auge”, emendou.

Fruto do planejamento feito pela comissão técnica na pré-temporada, segundo o preparador físico Antônio Mello, Renato só recebe elogios. O jogador até chegou a ser poupado de alguns treinamentos na preparação para o Fla-Flu, quando o time teve mais dias para trabalhar, já que não havia rodada no meio da semana. Enquanto os companheiros fizeram circuitos físicos, ele apenas correu em volta do campo, evitando um desgaste maior.

“O percentual de gordura dele é abaixo da média que solicitamos. Apesar da idade, ele ainda produz muito bem tudo que é pedido durante os treinamentos. Você trabalha com aquisição, manutenção e perda. Tentamos equilibrar essa perda e por isso não tivemos lesões musculares, só um pequeno estiramento do Thiago Neves, que o tirou de dois jogos”, comentou Antônio Mello.

Dedicado em campo, Renato está à espera de seu terceiro filho com a mulher Karine. Pai de duas meninas, mostra extrema preocupação com sua forma em campo, mas deixa claro que o apoio familiar tem participação decisiva para que mantenha seu rendimento físico em alto nível aos 33 anos de idade.

“Em casa, cuido da minha alimentação e procuro estar sempre com a minha família que é o meu ponto de equilíbrio. Não é para qualquer um chegar nessa forma aos 33 anos. Sempre agradeço por essa oportunidade de continuar jogando, em qualquer situação. Procuro estar pronto para jogar os 90 minutos em todos os jogos”, afirmou Renato, que já atuou até como lateral-esquerdo nesta temporada.

O Flamengo está na terceira colocação, com 47 pontos, dentro da zona de classificação para a Copa Libertadores do ano que vem. O líder é o Corinthians, com 50, faltando 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro.

Entre para a Torcida Virtual de Fla e opine sobre Renato

Leia tudo sobre: FlamengoBrasileirão 2011

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG