Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

Alemão começa com luta entre ‘eterno’ Bayern e ‘novo’ Dortmund

Tradicional favorito, time bávaro se reforçou para evitar bi do jovem rival, mais experiente e quase tão forte quanto antes

iG São Paulo |

O Bayern de Munique é eterno favorito ao título alemão. Raras são as ocasiões em que o time não se candidata à “salva de prata”. E a temporada 2011/12 não foge à regra, apesar do mau desempenho na edição anterior. O Campeonato Alemão começa nesta sexta-feira, e mais uma vez a pergunta é: quem pode parar o poderoso Bayern?

Veja tabela de jogos do Alemão

Atual campeão, o jovem Borussia Dortmund surge como candidato ao bi e maior ameaça ao Bayern. Um ano mais experiente, perdeu apenas uma peça-chave, o meia Nuri Sahin, negociado com o Real Madrid. Ilkay Gündogan é uma boa peça de reposição, mas o lesionado Lucas Barrios fica até seis rodadas no estaleiro e fará falta no início.

BLOG DO ALEMÃO: Participe do bolão da Bundesliga e concorra a prêmios

A missão do Dortmund é ainda mais complicada porque o Bayern resolveu corrigir sua maior deficiência, a defesa. Para isso, chegaram três reforços: o goleiro Neuer, destaque do Schalke na temporada passada; o lateral-direito brasileiro Rafinha, que passou cinco anos no futebol alemão, entre 2005 e 2010, e sabe bem como as coisas funcionam por lá; e Boateng, lateral da seleção na Copa, mas que pode ser deslocado para a deficiente zaga do Bayern.

AFP
Jogadores do Borussia Dortmund posam com "salva de prata" da Bundesliga 2010/11

O Bayer Leverkusen, que jamais foi campeão alemão, bateu na trave novamente em 2010/11. Ficou sete pontos atrás do Dortmund, mas a grande desvantagem não ameniza a dor do quinto vice-campeonato nacional. E a situação não deve mudar agora, com o astro Ballack um ano mais velho e sem Arturo Vidal, destaque do campeonato anterior e negociado com a Juventus.

Veja o entra e sai de atletas no mercado da bola da Alemanha

Surpresa da Liga dos Campeões passada, o Schalke precisa se redimir na Bundesliga e promete uma boa campanha. Hoffenheim, Hamburgo e Hannover, embora longe de brigar pelo título, merecem atenção. Já o Hertha Berlim reaparece na elite e leva a Bundesliga de volta à capital alemã. O Augsburg, por sua vez, terá participação inédita na primeira divisão.

Sexta-feira, 5 de agosto
15h30 Borussia Dortmund x Hamburgo

Sábado, 6 de agosto
10h30 Colônia x Wolfsburg
10h30 Augsburg x Freiburg
10h30 Stuttgart x Schalke 04
10h30 Hannover x Hoffenheim
10h30 Werder Bremen x Kaiserslautern
13h30 Hertha x Nuremberg

Domingo, 7 de agosto
10h30 Mainz x Bayer Leverkusen
12h30 Bayern de Munique x Borussia Mönchengladbach

Leia tudo sobre: alemanhaborussia dortmundbayernfutebol mundial

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG