Tamanho do texto

Seleção comandada por Joachim Low derrotou o Azerbaijão por 3 a 1 fora de casa e chegou a 21 pontos no Grupo A das eliminatórias

A Alemanha continua sem ter um adversário à altura nas eliminatórias para a Eurocopa de 2012. Nesta terça-feira, a equipe do técnico Joachim Low venceu o Azerbaijão por 3 a 1, fora de casa, com gols de Ozil, Mario Gomez e Schurrle, e se manteve com 100% de aproveitamento no Grupo A, no qual é líder com 21 pontos.

Para o time da casa, o resultado foi menos vergonhoso do que os 6 a 1 do duelo de ida. No primeiro tempo, parecia que os germânicos poderiam repetir a goleada. Com boa atuação de Ozil, os visitantes abriram dois gols de vantagem. No segundo tempo, porém, o Azerbaijão equilibrou o jogo e chegou ao gol de honra aos 43 minutos, com Huseynov, mas tomou o terceiro tento logo em seguida, com Schurrle.

Ao lado de Mario Gomez e Lewis Holetb, atacante Andre Schuerrle comemora o terceiro gol alemão
Getty Images
Ao lado de Mario Gomez e Lewis Holetb, atacante Andre Schuerrle comemora o terceiro gol alemão
Com o resultado, a Alemanha ficou muito próxima de garantir vaga na competição continental. Pela pontuação conquistada, a equipe já não pode ser ultrapassada pela Bélgica (11 pontos). Dessa maneira, para ficarem fora da Euro-2012, os germânicos teriam que perder os próximos três jogos, enquanto a Turquia (10 pontos), que tem um jogo a menos, teria que vencer todas as suas partidas.

Na próxima rodada das eliminatórias, no dia 2 de setembro, a Alemanha recebe a Áustria, enquanto o já eliminado Azerbaijão visita a Bélgica.

O jogo
Jogando com o apoio da torcida, o Azerbaijão começou assustando os favoritos. Aos nove minutos, Nadyrov arriscou chute forte contra o gol de Neuer e o arqueiro germânico conseguiu o desvio, mas a bola ainda tocou no travessão antes de sair pela linha de fundo. Pouco depois, a Alemanha deu o troco em cobrança de falta de Toni Kroos que também foi parar no travessão.

Já conseguindo o domínio da partida, os visitantes abriram o placar aos 29 minutos, quando Mesut Ozil aproveitou cruzamento vindo da direita, invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado para colocar a Alemanha em vantagem.

Bem na partida, o jogador do Real Madrid foi o responsável pela jogada do segundo gol alemão, marcado ainda no primeiro tempo. Após receber longo lançamento pela esquerda, aos 41 minutos, o meia entrou na área adversária e serviu o atacante Mario Goméz, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes.

No segundo tempo o ritmo da partida caiu, mas o Azerbaijão passou a pressionar o adversário nos minutos finais. Para a alegria da torcida, a equipe conseguiu marcar o gol de honra aos 43 minutos, quando, após bate-rebate, Sadygov tocou de primeira para Huseynov que, dentro da área, chutou para o fundo do gol alemão.

Apesar da euforia do Azerbaijão, a Alemanha encontrou tempo para marcar mais um gol na partida, com o reserva Schurrle, que aproveitou rebote após chute de Mario Gomez e deu números finais ao placar.