Time da casa quer reencontrar a vitória, enquanto a Ponte Preta pretende incomodar a Portuguesa na ponta da tabela

Um jogo crucial, que pode marcar uma nova fase das equipes no Brasileirão da Série B . É com esse pensamento que o ABC-RN recebe a Ponte Preta no Estádio do Frasqueirão em Natal, nesta sexta-feira, às 20h30 (de Brasília), pela 18ª rodada da competição.

Enquanto o clube potiguar tenta voltar a vencer após seis rodadas que culminaram, inclusive na troca do técnico Leandro Campos por Guto Ferreira, a Ponte tenta se aproximar ainda mais da liderança da Série B, já que a Portuguesa só tem três pontos de vantagem.

O técnico Guto Ferreira foi apresentado na última segunda-feira e, no dia seguinte, já estava à frente do time que empatou por 2 a 2 com o Grêmio-SP, no Frasqueirão, e permaneceu na nona posição da tabela.

Com mais tempo para preparar o time, Guto deve mudar o meio-campo, lançando mão de uma formação mais defensiva, para não decepcionar o torcedor abecedista dentro do Frasqueirão. Outra mudança sinalizada pelo novo treinador é a saída do lateral Pio, que não vem agradando. Nesse caso, Nego assume a camisa dois.

Ricardo Oliveira, que ficou como opção no banco de reservas diante do time de Barueri deve ser titular, mesmo sem estar 100% fisicamente. O também volante Bileu segue entregue aos cuidados do departamento médico, já que a lesão no joelho esquerdo ainda não está totalmente curada. Outro que continua fora de combate é o zagueiro Irineu, com dores na panturrilha.

A novidade nos treinamentos foi a presença do recém-contratado atacante Lins, vindo do Grêmio-RS, que aguarda a regularização para ser relacionado por Guto. O jogador já quer mostrar serviço. "Eu vinha treinando e atuando normalmente no Grêmio. Se o professor precisar e optar por mim, estou pronto para jogar e ajudar o ABC a buscar o resultado", afirmou, motivado.

Adversária do ABC nesta sexta, a Ponte Preta é um dos times que mais venceu nessa Série B, pois foram dez vitórias, três empates e quatro derrotas nas 17 partidas. O fato lamentado pelo técnico Gilson Kleina é que a Macaca empatou quando não podia, na última rodada diante do Boa Esporte, em Minas. Uma vitória nessa partida faria a Ponte ficar a apenas um ponto da liderança. "Analisando a situação do campeonato foi um ponto importante, mas é claro que lamentamos não encostar mais. Agora é corrigir os erros e buscar uma vitória fora de casa", garantiu o treinador.

Para o confronto, a Ponte não contará com a dupla titular da zaga: Leandro Silva e Ferron, que estão suspensos por terem levado o terceiro cartão amarelo. Sem pestanejar, Kleina deve lançar mão de Wescley e Wellington entre os 11.

A única boa notícia fica por conta do retorno do volante João Paulo Silva, que cumpriu suspensão no empate contra o Boa e está pronto para recuperar sua vaga no time titular no lugar de Mancuso, que foi autor do gol do empate, aos 39 do segundo tempo, em cobrança de falta, mas não tem a permanência garantida.

A Série B vai chegando perto do fim do primeiro turno, e tanto ABC quanto Ponte querem vencer para atingir seus sonhados objetivos e mostrar definitivamente se vieram para joio ou para trigo.


FICHA TÉCNICA
ABC-RN X PONTE PRETA
Local
: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN)
Data : 19 de agosto de 2011, sexta-feira
Horário : 20h30 (de Brasília)
Árbitro : Alicio Pena Júnior (MG)
Assistentes : Erich Bandeira (PE) e Helberth Costa Andrade (MG)

ABC-RN : Welligton; Nego (Pio), Tiago Garça, Alessandro Lopes e Renatinho; Rômulo, Ricardo Oliveira, Makelele e Cascata, Leandrão e Geílson (Lins)
Técnico : Guto Ferreira

PONTE PRETA : Júlio César; Guilherme, Wescley, Wellington e Uendel; Xaves, João Paulo Silva, Renato Cajá e Renatinho; Ricardinho e Ricardo Jesus
Técnico : Gilson Kleina

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.