Publicidade
Publicidade - Super banner
Futebol
enhanced by Google
 

À espera de Ganso, Mano quebra cabeça para achar camisa 10 ideal

Sete jogadores foram testados na função do santista, que se recondiciona após lesão. Técnico conta com ele para a Copa América

Marcel Rizzo, enviado iG a Londres |

AE
Mano Menezes e Ganso em evento de patrocinador. O "cara" do treinador
Mano Menezes sonha com Paulo Henrique Ganso. Ele é o camisa 10, o armador, o cérebro da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2014, mas também para a Copa América da Argentina, em julho de 2011, competição que será o primeiro teste do treinador em uma competição oficial e, em caso de fracasso, pode causar turbulência em seu trabalho.

Os testes até agora para achar um substituto para o santista, que voltou a jogar depois de seis meses se recuperando de lesão no joelho, fracassaram. Jogaram na posição Ronaldinho Gaúcho, Carlos Eduardo, Hernanes, Douglas, Giuliano e todos não agradaram. Renato Augusto, jogador do Bayer Leverkusen, esteve em campo na derrota para a França, em fevereiro (1 a 0),  e ganha outra chance para o confronto contra a Escócia, no próximo domingo (27 de março), o que num primeiro momento causa certo constrangimento a Mano, já que o jogador trabalha com seu empresário, Carlos Leite.
 
Os jogadores se apresentam em Londres, palco da partida, nesta quinta-feira e o outro armador convocado é Jadson, do Shakhtar Donetsk, time ucraniano sensação da Liga dos Campeões (nas quartas de final enfrentará o Barcelona). Elias e Elano também podem jogar mais adiantados - o ex-corintiano, hoje no Atlético de Madrid, atuou assim contra a Argentina, em novembro (derrota por 1 a 0).

“São opções que preciso testar. Não sei como Kaká e Ronaldinho, por exemplo, estarão no futuro. É um risco não ter opções”, disse Mano, no começo de março, quando chamou 24 jogadores para o amistoso, dois a mais do que costuma convocar. Foi provavelmente a última convocação antes da lista da Copa América, que Mano planeja anunciar no final de maio, consolidada para os amistosos contra Holanda (4 de junho, em Goiânia) e Romênia (7 de junho, em São Paulo, na despedida de Ronaldo).

Posição carente

AFP
Renato Augusto em lance da derrota para a França. Camisa 10 da seleção
Não é de hoje que falta um jogador para a posição de armador. Kaká, que poderia ter sido chamado, mas ainda se recupera de lesão no Real Madrid, nem pode ser considerado um 10 de fato, um armador. Ele poderia muito bem jogar ao lado de Ganso, por exemplo. Ronaldinho, sim, pode ser opção para a Copa América. Mas no desenho atual apareceria como reserva.

Por isso jogadores como Renato Augusto, que não são considerados fora de série, mas brilham em suas equipes, podem acertar uma boa partida contra um rival tecnicamente fraco, como a Escócia, e carimbar vaga permanente na seleção. Douglas e Hernanes tiveram missões complicadas. O primeiro entrou no segundo tempo da derrota para a Argentina, em Doha, no Catar. Foi dele a falha, uma bola perdida no meio de campo, que originou o gol argentino. Foi absolvido por Mano, mas esteve fora das duas últimas convocações.

Hernanes foi expulso ainda no primeiro tempo contra a França, depois de uma voadora em Benzema. Ele se revezava na armação com Augusto. Foi absolvido também por Mano, mas pelas regras da Fifa (Federação Internacional de Futebol e Associados) está suspenso para o duelo contra os escoceses e não pôde ser chamado. Mas será que teria chance? Seu melhor futebol no São Paulo sempre foi como segundo volante, mas na Lazio tem arrebentado mais adiantado. Na seleção não funcionou. Outro garoto, Carlos Eduardo ,fracassou contra os fracos Irã e Ucrânia, apesar da vitórias por 3 a 0 e 2 a 0, nas quais brilharam Daniel Alves e Alexandre Pato.

A vaga é de Ganso, mas sem ele faltam opções, o que preocupa Mano Menezes não somente para 2014. O meia santista ainda está em fase de readaptação, não se sabe como o joelho reagirá, para a Copa América faltam pouco mais de três meses e não há um substituto à altura.
 

Leia tudo sobre: seleção brasileiraCopa 2014Mano MenezesGanso

Notícias Relacionadas


Mais destaques

Destaques da home iG