Lance

VAR começou a ser usado no Brasileirão neste ano de 2019
CBF/Divulgação
VAR começou a ser usado no Brasileirão neste ano de 2019

O segundo turno do Campeonato Brasileiro trará uma mudança aos olhos dos espectadores. Em evento realizado nesta segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o presidente da Comissão de Arbitragem, Leonardo Gaciba, revelou que, a partir da 20ª rodada, todos os ângulos que o árbitro vê no monitor do VAR, à beira de campo, estarão disponíveis: 

"O público terá total ciência do motivo pelo qual o árbitro está tomando tal decisão. O público verá o que ele está enxergando em seu monitor", disse Gaciba em relação ao uso do VAR .

Leia mais: No Brasil, até o VAR "rouba"; confira principais polêmicas do árbitro de vídeo

Gaciba ainda adiantou que há possibilidade de estender a divulgação de imagens para os telões nos estádios.

Durante a palestra ministrada pelo ex-árbitro, ele ainda divulgou dados sobre os 139 jogos do Campeonato Brasileiro . Até o momento, foram 851 checagens e revisões (média de 6,12 por partida). Ocorreram 764 checagens de lances, e 87 revisões.

- A velocidade do jogo acabou fazendo com que a tecnologia vencesse o olho humano. Voltei para a beira do campo e fiquei impressionado com a velocidade.

Leonardo Gaciba ainda destacou uma evolução na arbitragem brasileira em relação a 2018:

- De 88 erros capitais, nós reduzimos para dez nesta edição. Uma redução de cerca de 90%.

O ex-árbitro ainda falou sobre os próximos passos da arbitragem:

- Ter mínima interferência nas partidas. Mas as reclamações dos clubes melhoraram muito.

O evento ainda lançou a Campanha de Respeito ao Árbitro. O presidente da CBF , Rogério Caboclo, pronunciou-se sobre o assunto:

- Entendermos que todos os protagonistas merecem o mesmo respeito. Sinceramente, não acho tolerável no futebol, que dizem ser uma paixão, este tipo de comportamento.

A CBF divulgará uma campanha sobre o tema.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!