O sub-17 ganhará Campeonato Brasileiro e Supercopa; o futebol feminino também está incluído nas mudanças de calendário
Reprodução
O sub-17 ganhará Campeonato Brasileiro e Supercopa; o futebol feminino também está incluído nas mudanças de calendário

Nesta sexta-feira (01), a Confederação Brasileira de Futebol divulgou que o futebol feminino e as categorias de base terão mudanças no calendário de 2019. A entidade máxima do esporte no país aumentou o número de partidas disputadas nas duas modalidades.

Leia também:  Com nova lei, patrocínio de sites de apostas deve crescer no Brasil em 2019

De acordo com as informações do site da CBF, as mudanças mais significativas estão no calendário das categorias de base. Duas novas competições foram incluídas e serão disputadas este ano: Campeonato Brasileiro e a Supercopa sub-17.

O Campeonato Brasileiro sub-17 terá 20 clubes participantes. Eles estarão divididos em dois grupos de 10 clubes e jogam em turno único. Os quatro primeiros de cada grupo passam para a fase eliminatória. Já a Supercopa da modalidade será disputada entre o campeão da Copa do Brasil sub-17 e o campeão brasileiro sub-17.

Já na categoria sub-20, o Campeonato Brasileiro foi modificado em seu formato. Serão 20 clubes participantes num grupo único em que todas as equipes se enfrentarão. Avançam para a segunda fase os oitos primeiro colocados e, a partir daí, o sistema será eliminatório. Ao todo serão 25 datas da competição e 204 jogos, um aumento considerável já que em 2018 foram apenas 70 jogos.

De acordo com a CBF, as mudanças no calendário das categorias de base sobem em 63% o número de jogos disputados entre todas as subdivisões.

Leia também:  Fluminense anuncia Paulo Henrique Ganso. Acompanhe o mercado da bola

E o Futebol Feminino?

Ganhando destaque nos últimos anos e com diversos clubes da Série A criando equipes femininas de futebol, a CBF anunciou mudanças no Brasileirão da modalidade. O número de equipes subiu de 16 para 36, um crescimento de 60% no número de jogos (de 75 a 120).

Uma nova competição na modalidade também foi anunciada. O Campeonato Brasileiro sub-18 feminino. Esse torneio será o primeiro criado e organizado pela Confederação voltado para a base do futebol feminino.

A escolha do sub-18 tem ligação com a seleção brasileira feminina . A CBF acredita que a competição melhorará o nível das categorias sub-15 e sub-17 que terão elencos melhores para formar meninas que podem vestir a camisa verde e amarela em torneios internacionais.

O formato do Campeonato Brasileiro sub-18 feminino incluirá 24 participantes (dez melhores do Brasileirão A-1; dois melhores do A-2 e doze clubes melhores posicionados no RNC 2019 com base na equipe masculina). Serão seis grupos de quatro clubes na primeira fase.

Para a segunda fase, os oitos melhores avançam e formam dois grupos de quatro clubes para um turno único. Os quatro melhores destes avançam e disputam semifinal e final em ida e volta.

Leia também:  Em Barcelona, Neymar se irrita com pergunta sobre futuro: "Não enche o saco"

Outras informações sobre as mudanças da CBF para o calendário 2019 das categorias de base e do futebol feminino podem ser lidas aqui .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!