O Campeonato Brasileiro irá fazer uma pausa durante a Copa do Mundo para que os clubes não se prejudiquem pelos desfalques de seus principais atletas, que estarão atuando na Rússia. Entretanto, mesmo que a competição comece apenas no dia 14 de junho, as seleções se apresentam cerca de um mês antes, para iniciar sua preparação. Com isso, os jogadores convocados devem perder 6 rodadas do Brasileirão, que ainda estará em andamento.

Leia também: CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro; veja os confrontos

A taça mais cobiçada do futebol mundial
REPRODUÇÃO/FIFA
A taça mais cobiçada do futebol mundial

Os jogadores que forem chamados para defender a Seleção Brasileira, por exemplo, irão se apresentar no dia 21 de maio. Uma exceção é feita por quem for atuar na final da Liga dos Campeões, que acontece no dia 26. Assim, estes atletas apenas irão ser incorporados ao elenco no dia 28. Assim, do dia 21 de maio até 14 de junho, data da pausa do Campeonato Brasileiro, seis rodadas serão disputadas sem a presença dos principais craques.

Além dos brasileiros que podem ser convocados, outros sul-americanos que atuam no país também devem ser convocados para a disputa do Mundial. A maioria dos clubes grandes da Serie A do Brasileirão devem ter desfalques durante grande parte do torneio. 

Leia também: Clubes não aprovam uso de árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro deste ano

Veja a lista dos desfalques de cada equipe

Atlético-MG

O Galo não deve sofrer com desfalques durante a preparação para a Copa do Mundo. O único atleta que tem alguma chance de ser convocado é o goleiro Victor. Mesmo assim, a chance do atleta estar na lista de Tite é mínima. Outros dois atletas sul-americanos defendem constantemente as suas seleções: Cazares e Otero. No entanto, nem o Equador nem a Venezuela disputarão o Mundial.

Botafogo

Outro clube que não enfrenta problemas é o alvinegro carioca. Os únicos atletas que defendem suas seleções são o paraguaio Gatito Fernández e o chileno Leonardo Valencia. Ambos os países não conseguiram classificação para a Rússia e vão atuar normalmente pelo clube.

Corinthians

O Timão pode perder duas peças importantes durante a preparação para a Copa. O goleiro Cássio e o lateral Fagner são constantemente convocados para a Seleção Brasileira, mas não estão confirmados na lista. Os dois ainda estão na disputa por vagas ao Mundial. Como o Paraguai não conseguiu classificação, Balbuena e Romero irão continuar no elenco durante o período. Para entrar no lugar dos atletas, o Corinthians conta com os arqueiros Walter e Felipe França e o lateral Léo Príncipe.

Cruzeiro

Nenhum dos atletas brasileiros do clube deve estar na lista de Tite. Entretanto, a convocação do Uruguai pode trazer uma má noticia para os torcedores da Raposa. O meia De Arrascaeta vem se tornando peça chave no elenco de Mano Menezes e deve disputar a Copa do Mundo. Como boa notícia, o clube tem muitas peças para suprir a ausência do atleta. Thiago Neves, Mancuello e Rafinha podem fazer a função.

Flamengo

No rubro-negro, apenas os estrangeiros do elenco tem chances de ser convocados. Os peruanos Guerrero e Trauco são presenças certas na Rússia. Para substituí-los, o clube conta com o atacante Henrique Dourado, recém chegado do Fluminense, e os laterais Renê e Pará, que mesmo sendo destro, consegue atuar pelo lado esquerdo. Já os colombianos Cuéllar e Berrío foram chamados recentemente para a seleção, mas estão correndo por fora.

Fluminense

O tricolor carioca também não deve ter problemas durante a Copa do Mundo. O elenco do clube é muito jovem, com poucos jogadores experientes para a disputa de um torneio de seleções. O único que poderia ter oportunidade é o meia Junior Sornoza, mas o Equador não conquistou vaga para a competição.

Grêmio

O atual campeão da Libertadores pode sofrer com a convocação da Seleção Brasileira. Três atletas estão sendo observados pelo técnico Tite e tiveram grande desempenho em 2017. O volante Arthur e o atacante Luan são os que têm mais chances de irem à Russia, enquanto Geromel corre por fora, mas ainda há uma vaga de defensor em aberto na lista. A vantagem de ter um grande plantel é vantagem se substituir os desfalques. Para suprir estes atletas, o clube gaúcho conta com os volantes Jailson e Maicon, o atacante Everton e o defensor Bressan, todos muito utilizados pelo treinador Renato Gaúcho durante o ano passado. 

Internacional

O único jogador do Colorado que pode ser convocado para o Mundial é o argentino Victor Cuesta. Mesmo assim, o atleta precisa fazer um grande ano pelo clube para tentar voltar a seleção. O zagueiro foi convocado para as Olimpíadas do Rio como um dos profissionais acima dos 23 anos. caso precise, o Inter tem para seu lugar o recém repatriado Rodrigo Moledo, que veio do Panathinaikos, da Grécia.

Palmeiras

Dois jogadores do alviverde podem aproveitar a atual titularidade do elenco para reconquistar credibilidade e voltar as seleções nacionais. O meia Lucas Lima veio do Santos e tenta recuperar sua vaga no time de Tite. O atleta foi já foi convocado pelo treinador em partidas das eliminatórias e pode voltar a estar na lista. O colombiano Miguel Borja é outro que pode se beneficiar da titularidade no Palmeiras. Em 2017 ele ficou muito tempo no banco, mas ganhou espaço com a chegada de Roger Machado. Para suprir estes atletas, opções não faltam. Gustavo Scarpa, Guerra e Moisés podem fazer a função de meia. Já no ataque, Willian e Dayverson são os mais cotados para a vaga.

Santos

O time da Vila Belmiro também não deve ter problemas durante o período. Apenas o goleiro Vanderlei tem chances remotas de estar na lista. Os torcedores do clube defendem a convocação do arqueiro, mas o treinador da seleção demonstra a preferência por outros nomes na frente do santista.

São Paulo

Do elenco do tricolor paulista, três jogadores tem chances de estar na Copa do Mundo. Os brasileiros Rodrigo Caio e Diego Souza disputam posição, mas tem chances relativas de estar na lista. O técnico Tite convoca os dois com certa frequência, mas eles têm perdido espaço. O mais provável de estar na Rússia é o meia Cueva. O peruano se envolveu em polêmicas recentes, mas é uma das peças chaves da sua seleção. Pelos seus atos durante a pré-temporada, o treinador Ricardo Gareca declarou que Cueva não está garantido, mas provavelmente será convocado. Para a vaga de peruano, o São Paulo conta com Nenê, que recentemente chegou do Vasco.

Vasco

O único nome do cruz-maltino que deve estar na Copa do Mundo é o goleiro Martín Silva. O uruguaio é constantemente convocado para defender seu país e certamente desfalcará o clube carioca no período. Para suprir o atleta, o Vasco conta com outros dois arqueiros no elenco: Gabriel Félix e João Pedro. Ambos são jovens e não têm muita experiência no futebol profissional.

Leia também: Cruzeiro é o clube que mais cresce nas redes sociais; Flamengo ainda lidera

Qual o jogador que mais fará falta ao seu time caso seja convocado para a Copa do Mundo na Rússia? 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!