Tamanho do texto

Tricolor volta a derrotar a equipe do interior e agora pega o Cruzeiro por uma vaga nas quartas de final; atacante Fabinho marca o único gol da partida

O São Paulo deu mais um passo rumo ao 4º título da Copa São Paulo de Futebol Júnior nesta quinta-feira, ao derrotar o Botafogo-SP por 1x0, em Ribeirão Preto, no interior do estado. O gol da vitória do Tricolor Paulista foi marcado por Fabinho.

Atacante Toró (terceiro da esquerda para a direita) é um dos grandes destaques do São Paulo na Copinha
Célio Messias/saopaulofc.net
Atacante Toró (terceiro da esquerda para a direita) é um dos grandes destaques do São Paulo na Copinha

Leia também:  São Paulo vence Chapecoense e avança na Copa SP de Futebol Júnior

Este não foi o primeiro encontro entre as duas equipes paulistas na competição. Na fase de grupos, o São Paulo goleou o Botafogo-SP por 4 x 0, com gols de Toró (duas vezes), Gabriel Novaes e Helinho. Com o resultado de hoje, a equipe comandada pelo técnico André Jardine agora encara o Cruzeiro pelas oitavas de final do torneio.

O jogo

O São Paulo dominou a partida desde os primeiros minutos, pressionando bastante. O Botafogo, por sua vez, mostrava consistência defensiva e tentava armar contra ataques. A primeira boa chance do jogo foi da equipe do interior, quando o atacante Micael recebeu de frente para o gol e bateu colocado, mas Liziero tirou a bola quase em cima da linha.

A pressão do Tricolor fez o time acertar a trave duas vezes: primeiro aos 41 da primeira etapa em chute de longe e Igor Gomes e depois aos 21 do segundo tempo, em cabeçada de Fabinho. Aos 24, o time da capital finalmente conseguiu abrir o placar: Toró fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Fabinho, que aproveitou o rebote do goleiro para empurrar para o gol.

Com a vantagem no placar e o controle do jogo, o São Paulo gastou o relógio e não sofreu pressão. O Botafogo, por sua vez, não encontrava soluções e aceitava o ritmo de jogo mais lento imposto pelo adversário. 

Campanha e histórico

Integrante do grupo 10 da competição, com sede em Ribeirão Preto, o São Paulo estreou no torneio com vitória por 6 a 2 diante do Cruzeiro-DF; depois, na segunda partida, a equipe fez 3 a 1 sobre o Sergipe; e, por fim, aplicou uma goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo-SP, garantindo classificação e a primeira colocação da chave.

O time terminou a fase de grupos com o melhor ataque da Copinha ao lado do Botafogo-RJ, 13 gols anotados. Na segunda fase da competição, o Tricolor Paulista eliminou a Chapecoense por 2 x 0, com dois gols do atacante Toró.

Leia também:  Filho de ex-volante da Portuguesa é a nova joia da base do São Paulo

Tricampeão da principal competição do Brasil entre jogadores da base - conquistou o título em 1993, 2000 e 2010 -, o time paulista busca o tetra no torneio que começou com 128 equipes e 32 chaves de quatro clubes cada. Além das três conquistas, o SP também chegou em outras seis finais, totalizando nove.

Parceria de sucesso

Também com patrocínio do iG , a equipe sub-20 do  São Paulo venceu o clássico contra o Palmeiras no último mês de dezembro e conquistou seu terceiro título seguido na Copa RS, um dos principais torneios da categoria de base. A eletrizante final da competição, disputada em Porto Alegre, terminou em 4 a 3, com o gol do triunfo tricolor sendo anotado já nos acréscimos do segundo tempo.

A vitória são-paulina não poderia ter sido mais suada. O Palmeiras esteve à frente no placar três vezes durante a partida e o Tricolor jogou grande parte do segundo tempo com um jogador a menos devido à expulsão de Walce em lance de pênalti.

A memorável vitória no torneio disputado no Rio Grande do Sul coroou uma campanha impecável do time sub-20 do São Paulo. Foram sete vitórias em sete partidas disputadas ao longo da Copa RS, onde a equipe enfrentou times fortes como o rival alviverde, o Internacional, a Chapecoense, o Bahia, e os argentinos Lanús, Huracán e Argentinos Júniors.

    Leia tudo sobre: futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.