Com a vitória em cima do Coritiba, a Chape garante sua vaga nas eliminatórias da Libertadores
Reprodução
Com a vitória em cima do Coritiba, a Chape garante sua vaga nas eliminatórias da Libertadores

Aconteceu neste domingo (3), a última rodada do Campeonato Brasileiro de 2017. Com dez partidas no mesmo horário, faltavam ainda algumas definições de vagas da Libertadores e rebaixamentos para a Série-B. Campeão antecipado, o Corinthians já tinha garantido matematicamente sua presença no evento continental. Ainda por questões matemáticas, o mesmo acontecia com o Palmeiras e o Santos.

LEIA TAMBÉM: Os 5 jogos imperdíveis e os 5 menos atrativos da primeira fase da Copa 2018

Atual campeão da Libertadores , o Grêmio garante sua vaga para o ano que vem e o Cruzeiro, pela taça da Copa do Brasil também já estava classificado. Faltavam apenas três vagas, que ficaram por conta do Vasco, Flamengo e Chapecoense.

Quanto ao rebaixamento, matematicamente, o Atlético-GO e a Ponte Preta já estavam garantidos na Série-B. No entanto, com os resultados finais da 38ª rodada, Coritiba e Avaí completam o Z4 e vão se unir à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

Confira os jogos da última rodada do Brasileirão:

Botafogo x Cruzeiro

O Botafogo recebeu no Engenhão o atual campeão da Copa do Brasil, que já tinha sua vaga garantida para a Libertadores. O time da casa abriu o placar em 1 a 0 com Brenner e alguns minutos depois, viu o Cruzeiro empatar com Thiago Neves. No segundo tempo, mais dois gols de cada lado e o placar final de 2 a 2. Com o empate, o Botafogo garantiu a 8ª colocação e consequentemente, vaga nas eliminatórias da Libertadores.

Vasco x Ponte Preta

No São Januário, o Vasco recebeu a já rebaixada Ponte Preta. O carioca precisava da vitória para reforçar a vaga na Libertadores. Paulinho e Mateus Vital foram os responsáveis pelos dois gols do carioca. O time de Campinas até diminuiu o placar em 2 a 1, mas o resultado final  certificou o Vasco na 7ª posição, que garante vaga nas eliminatórias do campeonato continental.

Santos x Avaí

O Avaí chegou na Vila Belmiro precisando apenas da vitória para se livrar do rebaixamento. Do outro lado, para o Peixe, que já estava classificado para a Libertadores, vencer era garantir a segunda colocação do campeonato. Para tristeza do time catarinense, o jogo acabou em 1 a 1 e o empate fez com que o Avaí cravasse sua ida à Série-B do Brasileirão . O Santos fechou a tabela em terceiro lugar, atrás do Palmeiras e Corinthians.

LEIA TAMBÉM: Dois brasileiros aparecem entre os 50 mais odiados do futebol mundial

São Paulo x Bahia

Ambos estavam empatados com 49 pontos e apesar da vitória, quem vencesse ainda precisava de uma combinação de resultados para integrar os clubes da Libertadores 2018. A partida no Morumbi terminou empatada em 1 a 1 e deixou os dois times longe de uma chance na tão sonhada competição. A partida m arcou também a despedida do zagueiro são-paulino Diego Lugano, que fez sua última partida com a camisa tricolor.

Atlético-MG x Grêmio

O Atlético-MG precisava da vitória para poder sonhar com a vaga na Liberta e conseguiu terminar o placar em 4 a 3. Campeão da Libertadores de 2017, o Grêmio já tinha conquistado sua vaga para o ano que vem. Com o resultado, o Galo termina o campeonato em 9º lugar e assim, torce para que o Flamengo vença a Sul-Americana para assim, ampliar o G-8 para G-9. Já o time de Porto Alegre fecha o Brasileirão em quarto, atrás do Santos, Palmeiras e Corinthians.

Atlético-PR x Palmeiras

Já classificado para a Libertadores, o Palmeiras buscava reforçar o segundo lugar. Enquanto isso, o Atlético-PR brigava pela vitória e o tropeço dos demais adversários da tabela para integrar os classificados para o evento do continente. Inspirado, o paranaense abriu o primeiro tempo em 3 a 0, com gols de Ribamar, Éderson e Sidcley. O placar seguiu até o apito final do juiz e apesar da derrota, o Verdão termina o Campeonato Brasileiro como vice-campeão. O Atlético-PR sobe duas posições e fecha como 11º colocado.

Sport x Corinthians

Campeão antecipado do Brasileirão, o Corinthians visitou o Sport, que só tinha a opção de vitória para se manter na Série-A. O time de Recife conseguiu o feito, venceu por 1 a 0 e com o resultado na Ilha do Retiro, subiu duas posições e evitou o rebaixamento para a Série-B.

LEIA TAMBÉM: Contra o "Íbis italiano", Milan leva gol histórico de goleiro aos 50 do 2º tempo

Vitória x Flamengo

A partida no Barradão valia a permanência do Vitória na Série-A e a garantia do Flamengo na Libertadores. A partida seguia empatada em 1 a 1 e aos 50 minutos do segundo tempo, o carioca virou e garantiu sua vaga na fase de grupos. Apesar da derrota, o time baiano conseguiu se salvar do rebaixamento com o tropeço do Coritiba.

Atlético-GO x Fluminense

O time de Goiânia já estava rebaixado há duas rodadas e o Fluminense, que entrou em campo na 14ª colocação, já não tinha nem como sonhar com a Libertadores. No entanto, buscava se classificar para a Sul-Americana de 2018. O jogo no estádio Olímpico da capital de Goiás terminou em 1 a 1 e deixou o Flu na 14ª posição da tabela.

Chapecoense x Coritiba

A Chape entrou em campo em busca da vitória e uma possível vaga na Libertadores. Já para o Coritiba, a vitória era sinônimo de se manter na Série-A. Os únicos gols da partida tinham saído no primeiro tempo, com Kleber pelo paranaense e Elicarlos pelo time da Arena Condá. No entanto, a Chapecoense marcou no último minuto e fechou o placar em 2 a 1. Com o resultado, garantiu sua vaga nas eliminatórias da Liberta com a 8ª posição e rebaixou o time do Paraná para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!