Setembro não marca apenas o início das temporadas europeias. É também o mês de lançamento de um verdadeiro fenômeno, que aparece sempre em posições de destaque nas vendas de sua categoria. Estamos falando do EA Sports Fifa 18, que chega para XBox One, Playstation 4, PC e Nintendo Switch, além de Playstation 3 e XBox 360. O novo jogo apresentou o novo motor gráfico Frostbite e o modo carreira A Jornada. E o lançamento, que chegou às lojas nesta sexta-feira, é uma evolução natural do que vimos no Fifa 17.

Leia também: Clube espanhol reage da melhor forma ao saber que jogará contra o Real; assista

Cristiano Ronaldo é o garoto propaganda do Fifa 18 e nele faz sua famosa comemoração
DIVULGAÇÃO/EASPORTS
Cristiano Ronaldo é o garoto propaganda do Fifa 18 e nele faz sua famosa comemoração

Evolução e atenção aos detalhes. Nós sabemos que o motor gráfico - o mesmo utilizado em jogos emblemáticos como Star Wars: Battlefront, Mass Effect e Battlefield - é capaz de encher os olhos. Mas ele apareceu de maneira tímida no Fifa 17, deixando um pouco a desejar nas sombras e na atmosfera. O jogo, por completo, parecia uma atualização gráfica do Fifa 16, mas cumpriu bem o seu trabalho. O que mudou no Fifa 18 .

Desde o pontapé inicial, o Fifa 18 mostra a que veio. O jogador é levado a uma viagem pela atmosfera vibrante dos estádios. A torcida foi atualizada, e a EA Sports soube aproveitar bem o novo recurso. Nas arenas alemãs, fãs vaiam jogadores que trocaram suas camisas. Os estádios argentinos trazem a mesma ambiência apaixonada que vemos nos jogos da Copa Libertadores, cheios de faixas e confete. E assim como na vida real, o Santiago Bernabéu toca o hino do Real Madrid após os gols.

O enquadramento das câmeras assume um caráter mais cinematográfico que de transmissão, às vezes mostrando a visão dos torcedores. Em um gol no último minuto, que garante a vitória do time, uma panorâmica vibrante passa por cima da arquibancada. Comemorar com a galera também é possível. Basta movimentar seu jogador em direção às placas de publicidade para receber um caloroso abraço dos torcedores.

Leia também: Torcedor invade o gramado e beija pé de Messi; assista o vídeo

undefined
Divulgação/EA Sports

Ronaldo aparece entre os ídolos do futebol

A movimentação dos jogadores está mais afiada - e surpreende pelos detalhes. Alguns deles, inclusive, tiveram seus movimentos captados para reprodução no jogo. Em um lançamento à distância, por exemplo, o atacante irá dominar a bola e virar o pescoço para olhar o bandeirinha, conferindo se está em posição legal. Tudo acontece muito rápido, e só os mais atentos vão perceber. A movimentação em comemorações está mais natural, com novas animações e enquadramentos.

A criação de jogadas também está mais inteligente. Com a bola no meio de campo, os jogadores de ataque da Juventus se movimentavam para fazer o famoso facão em diagonal. Ao mesmo tempo, Lichtsteiner passava por fora, aproveitando a “avenida” que foi aberta pelo time rival. A inteligência artificial entendeu o potencial de duas jogadas, e deu a oportunidade para a criação de ambas. Optei pelo passe para Lichtsteiner, que errou o cruzamento no fim das contas. Estes, aliás, estão cada vez mais complicados, mesmo em arco.

Outra inovação que surge no Fifa 18 é a substituição rápida. Em meados do segundo tempo, o jogo irá sugerir a substituição de algum jogador que está cansado ou machucado. E você pode trocá-lo sem pausar o jogo. As escolhas do game, entretanto, nem sempre são inteligentes. Parece que o Fifa é um tanto quanto retranqueiro, sugerindo a substituição do ponta por um meia com o time perdendo.

A JORNADA

Eis o retorno de Alex Hunter, o jogador fictício que nos coloca no centro do futebol inglês. Na última temporada, pudemos escolher em qual time o garoto de 17 anos começaria sua carreira na Inglaterra. E após uma temporada de destaque, é claro que outros gigantes europeus ficariam interessados.

No Fifa 18 você pode jogar a versão de
Divulgação/EA Sports
No Fifa 18 você pode jogar a versão de "A Jornada"

Que tal sair da Premier League e se juntar ao elenco dominante do Bayern de Munique? Ou, talvez, virar parça do Neymar no Paris Saint-Germain… No Fifa 18, nossas escolhas terão muito mais peso, podendo direcionar a história para um caminho totalmente diferente no final. O jogo também conta com as participações reais de Cristiano Ronaldo, principal garoto propaganda do game, Antoine Griezmann, Thomas Müller e Rio Ferdinand, que emprestaram suas vozes aos seus personagens no jogo. Até James Harden, ala-armador do Houston Rockets, franquia da NBA, fez uma ponta. Alex Hunter, e os outros personagens fictícios do jogo, serão dublados em português.

Leia também: Após acidente de carro em Amsterdã, Agüero revela ter quebrado uma costela

Diferente do Fifa 17, o EA Sports Fifa 18 representa um grande salto em relação ao seu antecessor. A Electronic Arts está apostando em um gameplay com fluidez para sobrepujar o rival da Konami, o Pro Evolution Soccer 2018. Este, por sua vez, possui algo que o Fifa não apresenta desde 2014: todas as licenças oficiais do Campeonato Brasileiro, contando também com Corinthians e Flamengo (que são exclusivos do PES).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!