Rússia recebe a Copa das Confederações de 2017
Fifa/Divulgação
Rússia recebe a Copa das Confederações de 2017

A Copa das Confederações de 2017 começa neste sábado, na Rússia , em um momento de tensão política no país e sem o apelo internacional das edições anteriores. O clima festivo, que geralmente marca a competição, não é visto pelas ruas das cidades que recebem os jogos e a 10ª edição arrisca ser um fiasco de público e de competitividade - além de acumular problemas de planejamento e segurança.

Confira grupos, tabela de jogos e os horários de todas as partidas da Copa das Confederações

Nesta semana, por exemplo, um protesto agendado contra o governo de Vladimir Putin causou a prisão de mais de mil opositores, acirrando as tensões para a segurança da Copa das Confederações . No ano que vem, os russos vão às urnas para eleições gerais e, apesar de não ter anunciado sua candidatura, Putin deve ganhar com facilidade o pleito - o que irrita ainda mais a oposição.

undefined
Roman Kruchinin/Reprodução

Cristiano Ronaldo é a principal estrela que disputará a Copa das Confederações

Além disso, dois problemas com a competição afetaram a organização: a baixíssima procura por ingressos e os problemas no acerto das transmissão internacional da competição entre a Rússia e a Fifa.

Durante a disputa do torneio no Brasil, em 2013, a média de torcedores por jogo foi de pouco mais de 50 mil torcedores. No entanto, no último dado oficial divulgado pelo Comitê do evento russo, apenas 300 mil entradas haviam sido vendidas de um total de 696 mil colocadas à venda.

Leia também: Loco Abreu acerta com 25º clube da sua carreira e vai para o Guinness Book

Há apenas um jogo esgotado, Rússia e Portugal, no dia 21 de junho, em Moscou - tudo por conta do astro Cristiano Ronaldo. Nem as disputadas cerimônias de abertura e encerramento têm despertado interesse dos russos, e os jogos menos expressivos podem ter estádios completamente vazios.

Já a transmissão de TV foi fechada na última semana apenas, garantindo assim que, ao menos, as partidas sejam transmitidas para os russos de maneira integral. Outro ponto que não anima muito a população do país é o fato da Fifa ter optado por não ter as chamadas "fan fest", os locais onde são instalados telões para a transmissão das partidas e a reunião dos fãs que não têm ingressos.

Somado a todos esses fatores, o risco de ataques terroristas - seja por extremistas islâmicos ou chechenos - continua alto no país, que sofreu com ações do tipo, recentemente, em Moscou e São Petersburgo.

Os jogos

No âmbito esportivo, pela primeira vez, a seleção brasileira não se classificou. A Copa das Confederações de 2017 reunirá as equipes de Rússia, Portugal, Nova Zelândia e México no grupo A e Alemanha, Austrália, Camarões e Chile no grupo B. Dos que conseguiram a vaga nesse ano, apenas o México já ganhou a competição.

undefined
Tarcio Cruz/Arquivo Pessoal

Estações de ônibus de Moscou estimulam presença na Copa das Confederações

Brasil, quatro títulos, França, duas conquistas, e Argentina e Dinamarca, um título cada, não conseguiram vaga na Copa que reúne os campeões continentais. O torneio mantém o formato atual, com os dois primeiros colocados de cada grupo passando para a disputa das semifinais, em jogo único. Os vencedores disputam a final, também em partida única, no dia 2 de julho.

Leia também: "Kim Kardashian russa" quer ser a musa da Copa 2018. Conheça Anastasia Kvitko

De todos os times, a Alemanha não mandou para o evento seus principais jogadores, usando um elenco alternativo. As demais equipes optaram por levar força máxima.

O primeiro jogo da Copa das Confederações será realizado neste sábado entre os anfitriões e a Nova Zelândia, às 12h (horário de Brasília), no estádio Krestovsky, em São Petersburgo - mesmo palco da final do torneio. As partidas serão disputadas em quatro sedes, que também serão usadas durante a Copa do Mundo do ano que vem: São Petersburgo, Kazan, Moscou e Sochi. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!