Aranha, da Ponte Preta, estará no debate sobre os goleiros
Twitter/Reprodução
Aranha, da Ponte Preta, estará no debate sobre os goleiros

O futebol é um esporte consagrado pelos pés, mas existem aqueles (poucos) jogadores dentro de campo que podem usar as mãos. E com objetivo um tanto quanto ingrato: evitar o gol, que é o momento de grande êxtase do esporte. No universo particular dos goleiros, a Poker e a Academia Fechando o Gol promovem a segunda edição do workshop "A Melhor Defesa".

Leia também: CBF registra mais de 600 transferências de atletas para o exterior neste ano

Goleiros profissionais das Séries A e B do Brasileirão, preparadores de goleiros, ídolos da posição e professores da Academia Fechando o Gol estarão divididos em quatro módulos para promover junto ao público um debate sobre aplicação de técnicas, habilidades e metodologias de treinos, além, claro, de situações e experiências vividas pelos arqueiros no dia a dia.

Estão confirmados alguns nomes: Sidão (São Paulo), Aranha e João Carlos (Ponte Preta), Marcelo Lomba e Danilo Fernandes (Internacional), Felipe (Bragantino), Magrão (Sport), Mão (Beach Soccer), Erick (Fut7), além dos aposentados Zetti, Velloso e Harley. Participarão também os preparadores de goleiros dos grandes de São Paulo.

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 25 de abril, no Esporte Clube Banespa, localizado na zona sul da cidade de São Paulo.

Workshop de 2016, com a participação de alguns goleiros do Brasileirão
Divulgação
Workshop de 2016, com a participação de alguns goleiros do Brasileirão

Zetti estará lá

Tetracampeão mundial com a seleção brasileira, multicampeão pelo São Paulo e proprietário da Academia Fechando o Gol, que treina mais de 300 goleiros, Zetti se mostra empolgado com o crescimento da profissão e o encontro para uma discussão entre os especialistas e amadores. 

Leia também: Goleiro ex-Corinthians atropela e mata jovem no litoral de São Paulo

"O goleiro antigamente era aquele garoto que sobrava na linha, que não jogava bem. Isso mudou. Muitas crianças sonham em ser goleiros não somente porque seus ídolos estão no gol, mas também porque a posição evoluiu muito. Queremos expandir o debate e falar das novas técnicas e exigências da posição com quem vive esse ambiente há muito tempo", ressalta o ídolo.

Aranha e Marcelo Lomba confirmados

Destaque da Ponte Preta no Paulistão, Aranha é um dos convidados. "Uma característica marcante para um goleiro é a observação, concentração. Independentemente do seu nível, amador ou profissional, o goleiro precisa analisar bem o jogo, ter a leitura de tudo, o tempo todo", disse o goleiro.

undefined
Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação

Marcelo Lomba, goleiro que hoje está no Inter

"O debate é importante porque cada um enxerga a posição de uma maneira, por questões regionais, de clima, de tipo de treinamento, de gramado, diferença de metodologia. Essa troca de informações é importante pra evoluirmos, aprendermos com os outros e passar um pouco do que entendemos ser correto", completou Aranha.

Arqueiro do Internacional, Marcelo Lomba aprova a troca de ideias sobre a sua posição dentro de campo. "O debate serve, entre outras coisas, pra conversar sobre as mudanças e métodos de treinamentos. As constantes mudanças e exigências da posição e como achamos ser a forma mais eficaz de trabalhar pra evoluir. Cada um vai colocar a sua opinião, isso é fundamental. Comentar lances de jogos também é bom para análise", disse.

Leia também: Bandeirinha vetada no BBB atrai olhares em campo: "Não me acho sexy"

"A tomada de decisão é o momento mais marcante pra um goleiro. Ter a sabedoria e a concentração para as melhores escolhas dentro de campo. Hoje o goleiro teve que se adaptar ao jogo mais rápido e compacto. Aos chutes fortes e as bolas rápidas e diferentes entre uma competição e outra", completou Lomba.

Programação do workshop "A Melhor Defesa"

·         15h30 – Credenciamento
·         17h15 – Como se prepara um goleiro / Preparadores de Goleiros
·         17h45 – Construção de uma carreira / Ex-goleiros consagrados
·         19h15 – A vida de um goleiro em qualquer terreno / Goleiros Série A e B
·         20h45 – Encerramento e Sorteio
·         21h30 – Treinamentos práticos / Academia Fechando o Gol

Onde: Esporte Clube Banespa - R. São Sebastião, 270 - Santo Amaro, São Paulo - SP
Quando: Terça-feira, 25 de abril, às 17 horas

Dia do Goleiro

A data especial para os goleiros é comemorada todo dia 26 de abril desde 1976, em homenagem a Manga, nascido neste mesmo dia, em 1937. Manga brilhou especialmente no Botafogo, Internacional, Sport Recife e Nacional-URU, além de também ter vestido a camisa da seleção na Copa do Mundo de 1966, na Inglaterra.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!