Pódio da Copa do Mundo de 2006 no Olympiapark de Berlim, Alemanha
Martin Pallgen/ Senatsverwaltung für Inneres und Sport
Pódio da Copa do Mundo de 2006 no Olympiapark de Berlim, Alemanha

O pódio utilizado pela seleção italiana para comemorar o título da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, foi encontrado abandonado no Olympiapark de Berlim, capital do país. O parque está localizado a cerca de um quilômetro de distância do Estádio Olímpico da cidade, onde foi realizada a final da competição.

LEIA TAMBÉM: Busto de Cristiano Ronaldo em aeroporto vira piada na internet; veja memes

Em nove de julho de 2006, após uma partida turbulenta na final do Mundial, o capitão italiano Fabio Cannavaro subiu ao pódio com seus colegas de equipe e recebeu o troféu de campeão do então presidente alemão, Horst Kohler.

Onze anos depois, o local de comemoração dos adversários italianos está caindo aos pedaços no meio dos arbustos do parque.

"Não sei dizer por quanto tempo esteve lá", disse Martin Pallgen, porta-voz do departamento de esportes de Berlim, à "ESPN". Foi o dirigente quem viu o pódio perto da piscina Sommerbad, enquanto caminhava pelos arredores do Estádio Olímpico.

LEIA TAMBÉM: Neymar elogia Tite e diz que ele resolveu problemas na seleção: "Deu liga"

Lutz Imhof, gerente de eventos do Olympiapark de Berlim, chegou a afirmar que algumas pessoas tiveram interesse no palco, mas nunca chegaram a fechar negócio. "Uma casa de leilões com sede em Hamburgo operava em nome da Fifa, mas não poderia vender", disse Imhof. "Por algumas vezes, apareceram interessados, principalmente italianos, mas ninguém nunca comprou".

"Quem quiser, pode tê-lo", disse o gerente sobre o pódio parcialmente destruído, já que algumas partes e materiais não resistiram às forças do tempo.

Final

Seleção italiana comemora vitória da Copa do Mundo de 2006
Reprodução
Seleção italiana comemora vitória da Copa do Mundo de 2006

Após o empate em 1 a 1 em 120 minutos de jogo, a Itália venceu a França nos pênaltis por 5 a 3, com gols de Pirlo, Materazzi, De Rossi, Del Piero e Grosso. A partida entrou pra história com a polêmica expulsão de Zinedine Zidane, após acertar uma cabeçada no italiano Marco Materazzi, ambos autores dos gols no tempo normal. Aquele seria o último ato do carrasco brasileiro em campo.

LEIA TAMBÉM: Você sabe quem são os jogadores mais velhos a marcar por suas seleções?

Sob o comando do treinador Marcello Lippi, a seleção italiana subiu no pódio e conquistou seu quarto título mundial, encerrando um jejum que já durava 24 anos. Além disso, liderou o ranking da Fifa na ocasião, o que não acontecia desde 1993.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!