Elenco do PSTC em 2017 e o mascote, o leão Procopinho
Site oficial
Elenco do PSTC em 2017 e o mascote, o leão Procopinho

É inevitável! Quem não conhece o PSTC, clube do futebol paranaense, sempre relaciona o seu nome com o de algum partido político. Mas não é bem isso. A sigla, na verdade, significa Paraná Soccer Technical Center - ou, em português, Centro Técnico de Futebol do Paraná.

Leia também: Você lembra qual foi o último jogo do goleiro Bruno? Na ocasião, ele falhou

Com pouco mais de 22 anos de história, o PSTC foi fundado em 15 agosto de 1994 a partir de uma proposta de um grupo de empresários, que tinha como objetivo principal criar um centro esportivo para o desenvolvimento técnico da prática do esporte e a formação de atletas profissionais. A casa do time é o Estádio Municipal Ubirajara Medeiros, na cidade de Cornélio Procópio, bem perto de Londrina.

PSTC em 2017
Site oficial
PSTC em 2017

Alguns nomes importantes do futebol brasileiro já passaram pelo clube do norte do estado, como o volante Fernandinho (atualmente no Manchester City), o meia Jadson (Corinthians), o lateral Rafinha (Bayern de Munique), além do atacante Dagoberto e do volante Kleberson, pentacampeão mundial com a seleção em 2002. Todos nas categorias de base.

Leia também: Herói alemão na Copa 2014, Götze é afastado por "distúrbios metabólicos"

Mancha Azul é a principal torcida do PSTC
Divulgação
Mancha Azul é a principal torcida do PSTC

Conquistas e performance na elite

Além de tentar revelar novos valores, os investidores também queriam soltar o grito de "campeão". E vem dando certo. O primeiro título de expressão do Paraná Soccer Technical Center aconteceu em 2002, com a conquista do Campeonato Paranaense sub-17. O time voltou a levantar essa mesma taça em 2002, 2003 e 2008, ano em que também foi campeão paranaense sub-15 pela primeira vez.

Leia também: "Tô chegando com os refri": Tweets antigos de Neymar viram música hilária

undefined
Site oficial

Torcedor do PSTC em dia de jogo

O ano de 2016 marcou a sua estreia na elite do futebol profissional do Paraná. E o clube já surpreendeu logo no primeiro ano, chegando até a semifinal do Paranaense ao lado dos grandes Coritiba, Atlético-PR e Paraná, terminando a competição na honrosa quarta colocação.  A boa campanha rendeu ao PSTC uma vaga na Copa do Brasil de 2017 e no Brasileirão da Série D de 2016.

Na primeira fase da Copa do Brasil deste ano, o PSTC eliminou o Ypiranga-RS e terá a chance de jogar contra o São Paulo na etapa seguinte. O jogo único deveria acontecer no Ubirajara Medeiros, que tem capacidade para apenas 6 mil pessoas, mas, por segurança, a CBF transferiu o duelo diante do clube paulista para Londrina, no estádio do Café.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!