Edinho, filho de Pelé
Reprodução
Edinho, filho de Pelé

A 14ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) julgou na última quinta-feira (23), o recurso de apelação de Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho. Filho de Pelé, o ex-goleiro do Santos foi condenado por lavagem de dinheiro oriundo do tráfico de drogas.

LEIA MAIS: Goleiro Bruno consegue habeas corpus e será libertado da prisão em MG

Condenado em maio de 2014, a pena de 33 anos e quatro meses de reclusão foi reduzida para 12 anos e dez meses, no entanto, em regime inicial fechado. A 1ª Vara Criminal de Praia Grande tramitou a ação penal e expediu o mandado de prisão de Edinho .

Os demais envolvidos no processo também tiveram suas penas reduzidas. Além do ex-goleiro, Clóvis Ribeiro, o Nai, Maurício Louzada Ghelardi, o Soldado, e Nicolau Aun Júnior, o Nick, foram condenados pelo mesmo motivo. Nai vai cumprir 15 anos de reclusão, enquanto Soldado e Nick vão ficar presos por 11 anos e quatro meses.

LEIA MAIS: Torcedores ofendem técnico adversário com faixa de sexo oral e recebem punição

De acordo com o Ministério Público, Ronaldo Duarte Barsotti, o Naldinho, é outro acusado e está foragido. Considerado um dos maiores traficantes da região da Praia Grande, é apontado como a cabeça do grupo. Nick é padrinho de uma sobrinha de Naldinho e seria o suposto "braço financeiro".

A organização criminosa tinha base em Santos e mantinha ligações com a facção carioca Comando Vermelho. O filho de Pelé exercicia “atividades de ocultação de bens” e servia de elo entre a parte armada e econômica da quadrilha.

Com exceção de Naldinho, que está foragido, os demais acusados estão atualmente soltos, porque aguardam o julgamento da apelação em liberdade.

LEIA MAIS: Leicester demite Claudio Ranieri, eleito o melhor técnico do mundo em janeiro

Relembre o caso

Em junho de 2005, a Operação Indra prendeu 18 pessoas acusadas de ligação com uma organização de tráfico de drogas comandada por Naldinho, na Baixada Santista. Dentre os acusados, o ex-goleiro do Peixe. Depois de seis meses em prisão provisória, Edinho foi solto com liminar em habeas corpus do Supremo Tribunal Federal (STF).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!