Palmeiras e Grêmio têm motivos de sobra para confiarem no título da Libertadores de 2017. Em oito oportunidades, os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil emendaram a festa com a conquista do torneio mais importante da América do Sul já na temporada seguinte. Paulistas e gaúchos, aliás, foram campeões da Libertadores em anos subsequentes ao título da Copa do Brasil.

LEIA MAIS: Maioria dos clubes do Brasileirão começa temporada com jovens técnicos

O Grêmio é o atual vencedor da Copa do Brasil e o maior campeão do torneio. São cinco títulos ao todo. O Tricolor gaúcho, aliás, foi o primeiro campeão da Copa do Brasil a levar a Libertadores já na temporada seguinte. Em 1994, os gremistas faturaram o torneio nacional e, em 1995, ficaram com a conquista sul-americana.

Grêmio foi campeão da Copa do Brasil e sonha com a Libertadores
Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Grêmio foi campeão da Copa do Brasil e sonha com a Libertadores

Agora, o Grêmio tentará repetir a dose. O clube de Porto Alegre está no Grupo 8 ao lado de Guaraní, do Paraguai, Deportes Iquique, do Chile, e Zamora, da Venezuela. Os venezuelanos serão os adversários da estreia em 9 de março, às 19h30 (horário de Brasília), em Barinas. O Palmeiras também começará sua caminhada fora de casa, mas o adversário ainda será definido. O Verdão está no Grupo 5 ao lado de Jorge Wilstermann, da Bolívia, e Peñarol, do Uruguai. O outro adversário ainda será conhecido dos confrontos da Terceira Fase.

LEIA MAIS: Alemanha, SP e Chape. Florida Cup celebra sucesso dentro e fora de campo

Após o Brasileirão

undefined
Reprodução

Palmeiras levou a Copa do Brasil de 98 e a Libertadores de 99

O Palmeiras foi campeão da Libertadores, em 1999, um ano depois de vencer a Copa do Brasil. Além da dupla, Cruzeiro e Santos também ficaram com a taça do torneio sul-americano uma temporada após conquistar a competição nacional. Desta vez, porém, o Verdão tentará repetir outros rivais. Atual campeão brasileiro, o Palmeiras poderá imitar Flamengo, São Paulo, Vasco e Corinthians. 

O eterno rival Corinthians, aliás, é o único campeão dos pontos corridos que obteve o título da Libertadores logo na temporada seguinte. O Alvinegro do Parque São Jorge faturou a Série A em 2011. Sem perder tempo, o time do técnico Tite ainda garantiu a inédita conquista continental, em 2012, e de forma invicta. 

LEIA MAIS: Alexandre Pato aumenta pedido de salário para atuar na China, segundo jornal

Confira abaixo os campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil que ganharam a Libertadores no ano seguinte: 

Brasileirão

Flamengo - Brasileiro (1980) e Libertadores (1981)
São Paulo - Brasileiro (1991) e Libertadores (1992)
Vasco - Brasileiro (1997) e Libertadores (1998)
Corinthians - Brasileiro (2011) e  Libertadores (2012)

Copa do Brasil

Grêmio - Copa do Brasil (1994) e Libertadores (1995)
Cruzeiro - Copa do Brasil (1996) e Libertadores (1997)
Palmeiras - Copa do Brasil (1998) e Libertadores (1999)
Santos - Copa do Brasil (2010) e Libertadores (2011) 

*Texto sobre a Libertadores produzido pelo colaborador Rodolfo Brito

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!