
Um barco que transportava uma equipe de futebol e torcedores da aldeia de Kaweibanda, em Uganda, naufragou no Lago Albert, oeste do país, matando 30 pessoas. Eram 45 pessoas a bordo que estavam indo participar de um amistoso em Runga, no distrito de Hoima, que aconteceria no domingo, sendo que apenas 15 delas sobreviveram.
E mais: Avião da Chapecoense cai na Colômbia; 71 morreram e só seis sobreviveram
De acordo com informações da polícia ao jornal local "Daily Monitor", o excesso de peso seria um dos motivos do acidente. Além disso, as pessoas a bordo se acumularam todas no mesmo lado do barco
e se mexiam bastante, fazendo com que a embarcação virasse.
"Eles superlotaram o barco. Testemunhas disseram à polícia que a maioria dos passageiros estavam sentados no mesmo lado do barco, fazendo com que perdesse o equilíbrio", disse John Rutagira, policial comandante de Buliisa, distrito da aldeia de Kaweibanda.

Além disso, os passageiros cantavam e usavam instrumentos musicais. A grande agitação das pessoas à bordo pode também ter influenciado no desequilíbrio do barco.
Veja: Chapecoense, briga, sexo, polêmica... veja o que bombou no iG Esporte em 2016
Uma testemunha que viajava em outra embarcação ainda disse que no momento do acidente, a água do lago estava calma, mas o sobrepeso e o alvoroço dos passageiros podem ter feito a embarcação afundar. "Aqueles que sabiam nadar, sobreviveram facilmente.", disse o senhor Opira, que viu o náufrago.
Confira também: Tenista ex-número 1 do mundo é expulsa do velório do pai
"Até agora, podemos confirmar que das 45 pessoas que estavam a bordo, 15 pessoas sobreviveram e 30 morreram", disse o policial Rutagira. Policiais e pescadores são os responsáveis pelo resgate.
Fim de ano de tragédias
Além do acidente do barco com um time inteiro de Uganda que naufragou e matou 30 pessoas, uma outra tragédia abalou o mundo do futebol neste fim de ano. Em 28 de novembro, o avião com a delegação inteira da Chapecoense caiu na Colômbia, deixando 71 mortos e apenas seis sobreviventes. A equipe brasileira jogaria a final da Copa Sul-Americana diante do Atlético Nacional.