Rússia será a sede da Copa das Confederações 2017, primeira edição do torneio sem o Brasil. Veja como ficaram os grupos após o sorteio

Sorteio neste sábado (26) em Kazan definiu os grupos da disputa da Copa das Confederações 2017. Em uma chave, Alemanha caiu ao lado de Chile. Do outro lado, Portugal teve mais sorte e acabou no grupo considerado o menos poderoso. A Rússia será a sede do próximo torneio. 

Olimpíada de Tóquio planeja show com estrelas cadentes artificiais

Grupos da Copa das Confederações 2017
Reprodução/Twitter
Grupos da Copa das Confederações 2017


Os grupos da Copa das Confederações do ano que vem ficaram divididos da seguinte maneira: 

Grupo A: Rússia (sede), Nova Zelândia (campeã da Oceania), Portugal (vencedor da Eurocopa) e México (campeão da Copa Ouro da Concacaf). 

Grupo B: Alemanha (atual campeã mundial - vencedora da Copa do Mundo do Brasil), Chile (dono do título da Copa América), Austrália (campeã na Ásia) e o vencedor da Copa Africana de Nações (final será em fevereiro de 2017). 

Jogos e formato

As seleções de cada grupo duelam entre si em três rodadas. Depois disso, as duas melhores de cada chave disputam a semifinal. 

A estreia da competição será no dia 17 de junho, com a partida enter Rússia e Nova Zelândia. O campeão será conhecido no dia 2 de julho. 

Boca Juniors estuda reformar e aumentar o La Bombonera

Brasil

Essa será a primeira edição da Copa das Confederações sem o Brasil na disputa. Entretanto, a seleção verde e amarela aparecem em destaque nas estatísticas do torneio, segundo a Fifa. Com quatro títulos, o Brasil é o país que mais venceu a competição. Também o recordista em participações, como o único que esteve nas sete edições anteriores. Ainda é o time que mais marcou gols no torneio, com 18 bolas na rede. Alemanha e Espanha marcaram 15 vezes cada uma. 

Para completar, a seleção brasileira ainda é o time com a maior sequência de vitórias na competição, somando 12 trunfos consecutivos. Também é do time nacional o jogador que marcou mais gols em uma edição do campeonato: Romário, com 7 tentos. 

Apesar de estar fora da briga para 2017, o Brasil participou do sorteio deste sábado. Julio Baptista levou o troféu ao palco. "Tive alguns dos meus melhores momentos da carreira na Copa das Confederações, incluindo o meu primeiro jogo pela seleção brasileira, em 2001, contra o Japão", disse o brasileiro. Ele ainda esteve presente nas conquistas de 2005, diante da Argentina, e de 2009, contra os Estados Unidos. 

Jogador brasileiro lesiona três companheiros de time em mesmo treino na Itália