Com exceção da Itália, principais ligas europeias terminaram neste fim de semana. Xavi tem adeus de gala em Barcelona; Gerrard se despede de forma melancólica do Liverpool

A emoção dominou as rodadas finais do principais campeonatos europeus, encerrados neste fim de semana, com exceção do Italiano. As equipes que conquistaram o título nacional de forma antecipada - Bayern de Munique na Alemanha , Barcelona na Espanha , PSG na França , Chelsea na Inglaterra  e Juventus na Itália  - tiveram a oportunidade de receber suas taças e comandar a festa ao lado da torcida.

Leia: Xavi chora e agradece "melhor clube do mundo" em sua despedida




Foi também um fim de semana de despedidas. Após sete temporadas, o técnico Jurgen Klopp treinou o Borussia Dortmund pela última vez em seu estádio, o Signal Iduna Park, ganhou um bandeirão e muitos aplausos como homenagem, além de garantir a equipe na próxima Liga Europa ao bater o Werder Bremen, por 3 a 2 - ele não renovou seu contrato com o clube. Campeão antecipado na Alemanha, o Bayern de Munique promoveu uma grande confraternização após a vitória sobre o Mainz por 2 a 0, com direito a muitas canecas de cerveja para jogadores e torcedores.

A comoção coletiva também atingiu a Catalunha, com o adeus do meia Xavi, um dos maiores ídolos da história do Barcelona, que jogará no Catar na próxima temporada. Muito emocionado, ele levantou a taça de campeão espanhol e foi ovacionado por torcida e companheiros de equipe após o empate com o La Coruña, no Camp Nou.

Leia também: Medalhões dão adeus à Premier League entre tributo inusitado e melancolia

Na Inglaterra, dois ícones que estão de mudança para os Estados Unidos jogaram a Premier League pela última vez. A despedida de Lampard foi mais animada, já que ele deixou sua marca na vitória do Manchester City por 2 a 0 sobre o Southampton. Gerrard também fez seu gol, mas sua partida derradeira pelo Liverpool acabou sendo melancólica: derrota por 5 a 1 para o Stoke City.

    Leia tudo sobre: bayern de munique
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.