Com exceção da Itália, os principais campeonatos nacionais do continente terminam neste fim de semana. Na Alemanha, por exemplo, o Borussia Dortmund vai atrás da classificação à próxima Liga Europa. Confira o guia da rodada

As principais ligas de futebol da Europa já conhecem seus campeões, então as rodadas finais servem apenas para cumprir tabela, certo? Errado! Com exceção da Itália, os demais campeonatos nacionais se encerrarão neste fim de semana. Em jogo, mais do que a mera obrigação de entrar em campo. De rebaixamento a disputada por vagas nos torneios continentais da próxima temporada, ainda tem bastante coisa em jogo.

Leia: Nike e Qatar pagarão 9,5 milhões de euros caso Barcelona conquiste triplete

Para que você também não cumpra tabela no fim de semana, o iG fez um guia prático de quais duelos acompanhar neste fim de semana de futebol pela Europa:

Alemanha - O milagre de Dortmund e a tragédia de Hamburgo

Borussia Dortmund tenta uma vaga milagrosa na Liga Europa
AP Photo/Frank Augstein
Borussia Dortmund tenta uma vaga milagrosa na Liga Europa

O Borussia Dortmund  temeu pelo pior nesta temporada, em que chegou a ser lanterna do Campeonato Alemão . Antes de se despedir do clube, porém, o técnico Jurgen Klopp comandou reação impressionante, com apenas três derrotas nos últimos 14 jogos, e colocou a equipe na briga por uma vaga na próxima Liga Europa.

Sétimo colocado do Alemão, com 43 pontos, o Dortmund precisa vencer o confronto direto com o Werder Bremen, neste sábado, em casa, para se classificar. Caso tropece, terá uma nova chance de chegar ao torneio se conquistar o título da Copa da Alemanha - enfrentará o Wolfsburg na final, dia 30 de maio.

Outro duelo interessante deste sábado será na HSH Nordbank Arena. Único time da elite que nunca disputou a Série B alemã, o Hamburgo está próximo de viver esse martírio pela primeira vez. Vice-lanterna, com 32 pontos, precisa vencer o Schalke 04 em casa e torcer por derrota do Stuttgart (pega o lanterna Paderborn, fora) e que não haja empate no confronto entre Hannover e Freiburg (ambos com 34 pontos), para se salvar. Campeão antecipado, o Bayern  se despede diante do Mainz, em Munique.

Espanha - Valencia a três pontos da Liga dos Campeões

O Barcelona  já é campeão e dois dos três rebaixados estão definidos. Cabe ao Valencia, quarto colocado com 74 pontos, ser a principal atração da última rodada do Campeonato Espanhol . Neste sábado, fora de casa, a equipe precisa vencer o Almería para se garantir na próxima edição da Liga dos Campeões, mas os mandantes necessitam dos três pontos para escapar da degola.

Outro postulante à Champions, o Sevilla (quinto com 73 pontos) visita o Málaga, precisa triunfar e secar o Valencia. Já o Barça, finalista da Liga dos Campeões e da Copa da Espanha, se despede do torneio diante do La Coruña, outro que corre risco de rebaixamento.

França - Três pretendentes, duas vagas

O Olympique de Marcelo Bielsa tenta não ficar fora de uma liga europeia em 2015-16
Claude Paris/AP
O Olympique de Marcelo Bielsa tenta não ficar fora de uma liga europeia em 2015-16

Terceiro colocado do Campeonato Francês , com 68 pontos, o Monaco  precisa vencer o Lorient fora de casa, neste sábado, para ratificar sua vaga na Liga dos Campeões do ano que vem. Caso contrário, pode perder o lugar para o Olympique de Marselha. Sensação do início de temporada no país, a equipe treinada por Marcelo Bielsa tem 66 pontos e caso supere o Bastia, em seus domínios, assegura pelo menos um lugar na próxima Liga Europa.

Quem corre por fora é o St. Etienne, também com 66 pontos, que encara o Guingamp em casa e seca os que estão na sua frente na tabela. O campeão PSG  se despede neste sábado recebendo o Reims.

Inglaterra - Clássicos pelas vagas europeias

Domingo é dia de se despedir da Premier League , e dois gigantes estão na briga pela vaga direta na próxima Liga dos Campeões. Terceiro colocado, com 72 pontos, o Arsenal  ratifica a posição apenas com um empate diante do West Bromwich, em Londres. Se perder, precisa torcer para que o Manchester United  (quarto com 69) não triunfe nem tire a vantagem no saldo de gols no duelo com o Hull City, que tenta escapar do rebaixamento.

Quinto colocado com 62 pontos, o Liverpool  tem de vencer o Stoke City, fora de seus domínios, para ficar com a vaga na Liga Europa. Caso contrário, o lugar no torneio europeu pode cair no colo do Tottenham  (sexto com 61), se triunfar na visita que fará ao Everton.

Alexis Sanchez tenta garantir o Arsenal diretamente na Liga dos Campeões
Lynne Cameron/AP
Alexis Sanchez tenta garantir o Arsenal diretamente na Liga dos Campeões

Itália - Roma vai ferver

Não é a última rodada, mas o Campeonato Italiano  tem como atração o clássico da capital neste domingo: Lazio x Roma , valendo vaga direta na Liga dos Campeões.

Vice-líder da competição com 67 pontos, a Roma se garante no torneio continental com vitória. Já a Lazio toma a posição do rival na tabela com o triunfo e passa a decisão da vaga para a rodada final.

A rodada deste fim de semana também pode enterrar de vez a chance de o Napoli  jogar a Champions do ano que vem. Isso acontecerá se perder para a campeã Juventus , em Turim, neste sábado.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.