Jogadores mais bem avaliados entre os 20 clubes da Série A vivem momentos conturbados e iniciam torneio sob suspeita

O Campeonato Brasileiro começa no sábado e a maioria dos seus jogadores mais bem avaliados no mercado da bola ainda não fizeram o que se espera deles na temporada de 2015. De acordo com o site Transfermarkt, o jogador mais valioso do Brasil é Paulo Henrique Ganso, do São Paulo. O meia está avaliado em 11 milhões de euros.

Ganso tem apenas um gol e quatro assistências em 2015, números modestos para quem pintou como um dos melhores jogadores de sua geração. Ele não mudou sua condição de titular do São Paulo, mas teve sua posição em campo alterada com a saída de Muricy Ramalho. Milton Cruz o deixou jogando pelo meio, onde se destacou no Santos, e espera que assim o meia reencontre seus melhores momentos. 

Veja os 10 atletas mais valiosos que estarão em campo no Campeonato Brasileiro


Também está no São Paulo o segundo jogador mais valioso do Brasileirão. Alexandre Pato, por quem o Corinthians pagou 15 milhões de euros em 2013, está avaliado em 10 milhões pelo Transfermarkt. Emprestado ao time do Morumbi, se desvalorizou, mas ainda assim está no top 10 do Brasil. Foram oito gols no Paulistão e três na Libertadores. Os números são razoáveis, mas aquém do esperado para atacante tão valioso. 

Leia também:
+ Com dois no top 5, São Paulo é o time mais valioso do Brasileirão. Veja a lista

Dois cruzeirenses e um colorado completam as cinco primeiras posições dos jogadores mais caros do País. No bicampeão brasileiro, o zagueiro Dedé vive uma temporada complicada. Ele teve o joelho direito operado em janeiro e ficará pelo menos até agosto sem atuar. Só poderá reforçar o Cruzeiro no segundo turno do Brasileirão. Mesmo não atuando, ele é avaliado em 10 milhões de euros. 

Jogadores mais valiosos do Campeonato Brasileiro
Reprodução/Transfermarkt
Jogadores mais valiosos do Campeonato Brasileiro


Outro cruzeirense, o atacante Leandro Damião teve um início de temporada muito melhor do que o final de 2014, quando deixou o Santos sem deixar saudades na Vila Belmiro. Avaliado em 10 milhões de euros, o atacante tem três gols na Libertadores e foi artilheiro do Mineiro com nove tentos. 

O primeiro não brasileiro na lista é Charles Aranguiz, do Inter. O chileno é o quinto jogador mais valioso do Brasileirão e é avaliado em 9 milhões. Ele é seguido por Gabriel, reserva do Santos, Gil, zagueiro do Corinthians, Dória, com contrato com o São Paulo até julho, Fred, do Fluminense, e Paolo Guerrero, do Corinthians. 

O peruano está em fim de contrato com o clube paulista e está avaliado em 6,5 milhões de euros. O valor é similar ao pedido por ele de luvas ao Corinthians para que o vínculo que se encerra em 15 de julho seja renovado. Seus empresários pedem 7 milhões de dólares, cerca de R$ 22 milhões.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.