Tamanho do texto

Estádio já recebeu shows de astros da música mundial, presenciou alguns títulos importantes e jogos inesquecíveis, mas pode ficar obsoleto num futuro próximo

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, popularmente conhecido como Pacaembu, comemora 75 anos de existência nesta segunda-feira, dia 27 de abril. O local, porém, símbolo e cartão postal da cidade de São Paulo, palco de Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos, partidas históricas, shows, goleadas e títulos, tem um futuro incerto.

Confira momentos marcantes do Pacaembu:

Isso porque, com a construção da Arena em Itaquera no ano passado, o Corinthians deixou de mandar seus jogos no estádio. Assim como o Palmeiras, que frequentemente usava o Pacaembu para receber adversários, mas que agora tem o Allianz Parque como sua nova casa.

Resta ao estádio municipal abrigar jogos esporádicos do Santos - o clube praiano tem a Vila Belmiro, mas costuma usar o local na capital paulista para atrair mais público -, e também alguns do São Paulo. A diretoria tricolor pretente iniciar nos próximos meses a reforma do Morumbi, que ficaria fechado por cerca de dois anos, passando assim a atuar regularmente no Pacaembu.

Em janeiro de 2015, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação lançou um chamamento público de concessão do Pacaembu à iniciativa privada a fim de deixá-lo no padrão das novas arenas multiuso. As propostas deveriam conter, além dos aspectos relacionados à arquitetura e à engenharia, o modelo operacional e análise de projeção de receitas, respeitando ainda as diretrizes de tombamento do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) feito em 1998.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.