Paulão, do Inter, foi ofendido por gremistas. Clube foi multado, mesmo sem identificação de racistas. Caso vai servir para justificar denúncia ao Inter por suposta injúria contra Fabrício

Uma punição ao Grêmio  no Gauchão de 2014 será usada como justificativa pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul para denunciar o Internacional  por injúria racial de seus torcedores contra o lateral-esquerdo Fabrício, quarta-feira, após o jogador ter feito gestos obscenos contra os torcedores do clube em partida contra o Ypiranga no Beira-Rio.

Fabrício fez gestos obscenos para a torcida do Inter e teria ouvido ofensas racistas
Reprodução/Twitter
Fabrício fez gestos obscenos para a torcida do Inter e teria ouvido ofensas racistas

Há um ano, em Gre-Nal na Arena do Grêmio, o zagueiro Paulão, do Inter, acusou torcedores gremistas de terem feito ofensas racistas contra ele após a partida pelo Campeonato Gaúcho. Não houve identificação dos torcedores que teriam dito as injúrias contra o jogador.

Veja a classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Gauchão 2015

Ainda assim, o TJD-RS julgou o Grêmio pelo caso e condenou o clube a pagar uma multa de R$ 30 mil. O valor foi dado a uma instituição de combate ao racismo, indicada pelo clube. 

"O fato de não ter identificado o torcedor não exime o clube da responsabilidade. Teve o caso do Paulão na Arena, em que não foi identificado o torcedor. Mas o Grêmio foi punido naquela oportunidade. Vou oferecer a denúncia", disse o procurador do TJD-RS, Alberto Franco, à Rádio Bandeirantes.

A base para denúncia de Franco será o depoimento do jornalista Luciano Potter, que estava no Beira-Rio e disse ter ouvido gritos de macaco contra Fabrício depois do momento de fúria do jogador. No Twitter, Potter afirmou que ouviu as ofensas, mas não conseguiu identificar quem as gritou. 

Suspenso pelo Inter até segunda-feira, Fabrício está em São Paulo com sua família. Seu futuro no Inter ainda é uma incógnita. Na esfera jurídica, o lateral deverá ser denunciado no TJD-RS, e há risco de pegar até 12 jogos de suspensão.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.