Estádio do Atlético-PR, Arena da Baixada ganha teto retrátil: veja como funciona

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Tecnologia estará disponível pela primeira vez na América Latina e vira aliada para receber eventos além do futebol

O Atlético-PR inaugurou nesta quinta-feira um dos atrativos da remodelação da Arena da Baixada, em Curutiba. O estádio, utilizado na última Copa do Mundo, passa a ter agora um teto retrátil, sendo o primeiro local da América Latina a contar com a tecnologia.

Arena da Baixada, em Curitiba, agora conta com teto retrátil
Bruno Baggio/Clube Atlético Paranaense
Arena da Baixada, em Curitiba, agora conta com teto retrátil


Além de ser uma aliada na manutenção do gramado, a cobertura também deixa o estádio apto a receber outras atividades além do futebol, sem que as condições meteorológicas afetem os eventos. Em 2014, por exemplo, a Arena da Baixada chegou a ser cotada para receber uma edição do UFC, mas o plano foi abortado por causa do risco de a chuva impedir a realização dos combates. “Com o teto retrátil, proporcionaremos ao clube o crescimento em níveis não vividos até o momento. Atenderemos não só o nosso futebol, mas a demanda nacional para realização de megaeventos em locais fechados. O nosso país ainda não possuía um local deste nível para este fim”, disse o presidente do Atlético-PR, Mario Celso Petraglia.

O teto retrátil funciona com dois módulos de 76 metros de largura por 49,7 de comprimento, é feito de aço galvanizado com cobertura em policarbonato. O tempo médio para fechamento ou abertura total é de 25 minutos. Também é possível acioná-lo parcialmente em 25%, 50% ou 75% da cobertura da área.

A cobertura não fazia parte da modernização para a Copa, mas a intenção do Atlético-PR era instalá-la antes do torneio. Como as obras na Arena da Baixada atrasaram por conta de problemas envolvendo o financiamento dos trabalhos, e a Fifa pediu agilidade na entrega do estádio, o clube adiou o projeto.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do teto retrátil. Assista:


Leia tudo sobre: arena da baixadaatlético-pr

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas