Corinthians reina nos clássicos paulistas, enquanto Palmeiras é o grande freguês

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Nos últimos cinco anos, o domínio do time corintiano sobre seus principais rivais em São Paulo é indiscutível. Já os palmeirenses apresentam um retrospecto bem negativo

A grande vitória do Palmeiras sobre o São Paulo na última quarta-feira, por 3 a 0, serviu para lavar a alma do torcedor alviverde, que há muito tempo não sabia o que era uma vitória num clássico regional. E a alegria tem toda a razão de existir, pois nos últimos cinco anos a rotina palmeirense nos duelos contra os grandes rivais foi mais de derrotas do que vitórias. Em compensação, o grande rei dos clássicos em São Paulo desde 2010 é o Corinthians, que leva vantagem sobre todos os outros grandes paulistas.

Danilo comemora gol na vitória do Corinthians sobre o São Paulo, pelo Paulistão
CORINTHIANS/DIVULGAÇÃO
Danilo comemora gol na vitória do Corinthians sobre o São Paulo, pelo Paulistão


A supremacia corintiana é maior justamente sobre seu mais tradicional rival. Entre 2010 e 2015, foram oito vitórias do Corinthians contra apenas uma do Palmeiras. dando ao clube de Parque São Jorge um aproveitamente de 66,6% dos pontos disputados, contra apenas 20% a favor dos palmeirenses.

E mais: Com golaço de cobertura em Ceni, Verdão aproveita expulsões e faz 3 a 0

Contra o São Paulo a vantagem dos comandados de Tite também é significativa. Em 20 jogos realizados nos últimos cinco anos, o Corinthians saiu vencedor em 11 deles, contra quatro míseros triunfos são-paulinos. O aproveitamento de pontos corintiano é de 63,3%, contra 28,3% do clube do Morumbi.

O clássico onde aparece o maior equilíbrio é entre Corinthians x Santos. Em 21 partidas, são sete vitórias corintianas e seis santistas, com aproveitamento de 46% e 41,3%, respectivamente. Não está incluído nesta conta o jogo pelo atual Campeonato Paulista, que será realizado em 5 de abril.

Rafael Marques comemora um de seus dois gols no clássico entre Palmeiras e São Paulo
Marcos Bezerra/Futura Press
Rafael Marques comemora um de seus dois gols no clássico entre Palmeiras e São Paulo


Já o Palmeiras leva desvantagem contra todos os grandes paulistas. Além do Corinthians, contra o Santos os palmeirenses tiveram 40% de aproveitamento de pontos, contra 53,3% do clube da Baixada. Contra o São Paulo existe um certo equilíbrio, mas a supremacia é são-paulina: 47,6% contra 40,8% no aproveitamento dos pontos.

Leia ainda: Corinthians iguala maior sequência invicta do Pacaembu em 10 meses de Itaquera

O clube do Morumbi, por sinal, também vem sofrendo nos últimos cinco anos diante do Santos. Neste período, que coincidiu com o período em que Neymar brilhou na Vila Belmiro, os santistas tiveram um aproveitamente de 56,6% dos pontos. Foram dez vitórias contra apenas seis do São Paulo, em 20 jogos disputados.

Leia tudo sobre: CorinthiansSão PauloSantosPalmeirasCampeonato Paulistaigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas