Brasil e França se reencontram em clássico de jogos marcantes. Relembre alguns

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Freguês da França em Copas, Brasil tem bons números gerais contra rival desta quinta-feira em Paris. Veja o histórico

Leonardo, Petit e Lizarazu na final da Copa de 1998. A França venceu por 3 a 0 em Paris
Stu Forster/Getty Images
Leonardo, Petit e Lizarazu na final da Copa de 1998. A França venceu por 3 a 0 em Paris

Brasil e França têm no futebol uma das rivalidades mais marcantes. Em Copas do Mundo foram três encontros que entraram para a história (com vantagem para os franceses). Nesta quinta-feira, às 17h, no estádio de Saint-Denis, o mesmo da final da Copa de 1998, será escrito o 16º capítulo desse confronto que começou em 1930 e teve seu último encontro em Porto Alegre, em 2011. 

Nos 15 confrontos anteriores (contando apenas os duelos de seleções principais), foram seis vitórias do Brasil, cinco da França e quatro empates. O Brasil marcou 24 gols e a França, 19. Em torneios Fifa, os franceses levam a melhor, já que além das eliminações brasileiras nas Copas de 1986, 1998 e 2006, também superou o Brasil na Copa das Confederações de 2001. Ao Brasil fica a boa lembrança de 1958.

Relembre os confrontos entre as seleções principais de Brasil e França

Brasil e França jogaram a semifinal da Copa de 1958, na Suécia. O Brasil venceu por 5 a 2, gols de Vavá, Didi e Pelé (3). Fontaine e Piantoni marcaram para a França.. Foto: Getty ImagesEm abril de 1963, no Estádio Olímpico de Colombes, o Brasil fez 3 a 2 na França. Pelé, carrasco em 1958, marcou três vezes. Wisnieski e Di Nallo descontaram.. Foto: Reprodução/YoutubeBrasil e França jogaram no Maracanã em 1977 e empataram em 2 a 2. Gols de Edinho e Roberto Dinamite para o Brasil e de Didier Six e Marius Trésor para a França. Foto: Reprodução/YoutubeEm abril de 1978, meses antes da Copa na Argentina, Brasil e França se enfrentaram em Paris. Os franceses venceram por 1 a 0. Na imagem, Rivellino e Platini, autor do gol. Foto: Reprodução/YoutubeEm 1981, o Brasil fez amistoso em Paris contra a França e venceu por 3 a 1, gols de Zico, Reinaldo e Sócrates. Six descontou para a França no final.. Foto: Reprodução/YoutubeMuller e Luis Fernandez em lance da partida entre Brasil e França nas quartas de final da Copa de 1986 no México. A França eliminou o Brasil nos pênaltis. Foto: David Cannon/Getty ImagesEm 1992, Brasil e França se enfrentaram em Paris e venceu por 2 a 0, gols de Raí e Luís Henrique. Foto: Reprodução/YoutubeDunga e Florian Maurice em lance do jogo entre Brasil e França no Torneio de Lyon, em 1997. Jogo terminou 1 a 1. Foi o jogo do golaço de Roberto Carlos.. Foto: Shaun Botterill/Getty ImagesLeonardo, Petit e Lizarazu na final da Copa de 1998, no estádio de Saint-Denis. A França venceu por 3 a 0. Até o 7 a 1 de 2014, era a maior derrota brasileira em Copas.. Foto: Stu Forster/Getty ImagesCarlos Miguel e Karembeu em lance da partida entre Brasil e França na Copa das Confederações de 2001. A França venceu por 2 a 1. Foto: Robert Cianflone/Getty ImagesKaká, Desailly e Makelele em lance de amistoso de 2004. Times jogaram o primeiro tempo com uniformes retrô em homenagem aos 100 anos da Fifa.Jogo terminou 0 a 0.. Foto: Shaun Botterill/Getty ImagesZidane desfila entre os brasileiros Roberto Carlos, Kaká e Gilberto Silva nas quartas de final da Copa de 2006. A França venceu por 1 a 0, gol de Thierry Henry. Foto: Michael Steele/Getty ImagesBrasil e França se enfrentam em 2011 em Saint-Denis e a França venceu por 1 a 0, gol de Benzema. Foto: Alex Livesey/Getty ImagesBrasil e França se enfrentaram pela última vez em 2013, nas vésperas da Copa das Confederações. Jogo na Arena do Grêmio terminou 3 a 0 para o Brasil. Foto: Vipcomm/Jefferson Bernardes


Por causa da rivalidade entre as duas seleções, especialmente depois de 1998, ainda hoje a palavra "revanche" é citada nos encontros. Foi assim em 2011 e 2013, os dois jogos mais recentes. "Queríamos ganhar em 1998, lógico, mas jogar contra um país que está organizando a Copa e com grandes jogadores, é muito complicado. A França não deixaria escapar a vitória em sua casa", lembrou Dunga, técnico da seleção. Ele era o capitão do Brasil na final há quase 17 anos.

Dunga também estava em campo na partida de 1984, nas Olimpíadas de Los Angeles, quando o Brasil perdeu por 2 a 0 a final dos Jogos e ficou com a prata. Como a partida não era entre os times principais dos dois países, ela não entra para as estatísticas do confronto, apesar de reforçar a rivalidade de brasileiros e franceses no futebol.

Histórico do confronto entre as seleções principais de Brasil e França
Reprodução/Wikipedia
Histórico do confronto entre as seleções principais de Brasil e França


Leia tudo sobre: seleção brasileirafrançaamistososaint deniscbffutebol mundial

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas