Palmeiras vive jejum histórico em clássicos, e São Paulo tem retrospecto melhor

Por iG São Paulo |

compartilhe

Tamanho do texto

Alviverde não vence um rival paulista há mais de um ano, fato inédito em sua história. Nos dois últimos encontros com o time tricolor, adversário desta quarta-feira, perdeu ambos

Palmeiras e São Paulo fazem boas campanhas dentro da atual edição do Campeonato Paulista, lideram seus respectivos grupos com bastante folga em relação ao segundo colocado, mas as duas equipes ainda não vingaram nos clássicos disputados em 2015.

Confira polêmicas e curiosidades de Palmeiras x São Paulo

A última polêmica envolvendo os clubes foi o chapéu que o Palmeiras deu no São Paulo ao contratar Dudu. Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/DivulgaçãoRecentemente, Alan Kardec deixou o Palmeiras pela porta dos fundos para acertar com o São Paulo. Foto: Gazeta PressAntes de chegar ao São Paulo, Richarlyson era dado como reforço certo no Palmeiras. Foto: VipcommMais no passado, o São Paulo foi acusado de aliciar e "roubar" Ilsinho do Palmeiras. Foto: Gazeta PressUm dos gols mais bonitos da história do Palmeiras foi de Alex, contra o São Paulo, com direito a chapéu em Rogério Ceni. Foto: ArquivoPalmeiras é a maior vítima de Rogério Ceni, com sete gols sofridos. Foto: DIVULGACAO/REPRODUÇÃODuelo Rogério Ceni x Valdivia é um capítulo a parte na história do clássico. Foto: ReproduçãoTanto que o goleiro já tentou acertar um chute no chileno durante uma comemoração de gol. Foto: ReproduçãoEm 1994, Edmundo deu um taca em Juninho Paulista, um soco no rosto de André Luiz e a confusão estava armada. Foto: ReproduçãoNa final do Paulistão de 71, Leivinha marcou de cabeça, mas a arbitragem alegou que ele usou a mão e anulou o tento. Uma das maiores polêmicas do clássico. Foto: Revista PlacarEspecula-se que o SP tentou "roubar" o Palestra Itália na década de 40 sob o argumento das ligações com a nação italiana, que fazia parte do grupo liderado pela Alemanha nazista. Foto: DivulgaçãoNa semi do Paulistão de 2008, o Palmeiras venceu, mas o duelo ficou marcado pelo episódio do spray de pimenta contra os são-paulinos. Foto: Reprodução

O alviverde já fez dois duelos regionais, perdendo ambos. Primeiro recebeu o Corinthians no Allianz Parque e foi derrotado por 1 a 0. Depois, foi até a Vila Belmiro e levou a virada do Santos, 2 a 1. Já o São Paulo conquistou um suado empate sem gols diante dos santistas, graças a Rogério Ceni, e perdeu do Corinthians duas vezes, no Paulistão e na Libertadores.

A última vez que o Palmeiras venceu um clássico foi justamente contra o São Paulo, há mais de um ano, quando fez 2 a 0 no Pacaembu, em fevereiro de 2014, pelo campeonato estadual - é a primeira vez na história que o clube completa mais de 12 meses sem vencer um dos três maiores rivais paulistas.

SP venceu último duelo contra Palmeiras
Djalma Vassão/Gazeta Press
SP venceu último duelo contra Palmeiras

Contra Corinthians e Santos, o jejum palmeirense é ainda maior. A última vitória contra os santistas foi em fevereiro de 2012, quando venceu por 2 a 1. Já diante dos corintianos, o último triunfo do Palmeiras foi em agosto de 2011, vencendo pelo mesmo placar de 2 a 1.

Já o São Paulo venceu os últimos dois clássicos que fez contra o Palmeiras, em agosto e novembro de 2014, ambos pelo Brasileirão - considerando os últimos 20 encontros, o time tricolor leva vantagem, com oito vitórias, quatro triunfos palmeirenses e outros quatro empates.

Em jogos diante dos outros dois rivais paulistas, o maior jejum são-paulino é contra o Corinthians. O último triunfo foi no Paulistão do ano passado, vencendo por 3 a 2 na partida que ficou marcada pelos dois gols contra do zagueiro Antônio Carlos. Contra o Santos, a equipe do Morumbi fez 1 a 0 no último Brasileirão, em novembro de 2014.

Nos números gerais, o duelo no Allianz Parque será o 306º entre São Paulo e Palmeiras, considerando competições oficiais. O time tricolor leva vantagem com 106 vitórias, 101 empates e 98 derrotas.

Leia tudo sobre: São PauloPalmeirasPaulistãoigsp

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas