Boca Juniors e mexicanos do Tigres já asseguraram vagas na próxima fase. Corinthians briga por melhor campanha

Duas equipes já garantiram vagas nas oitavas de final da Copa Libertadores após a conclusão da rodada desta semana do torneio continental, na noite de quinta-feira: os argentinos do Boca Juniors e os mexicanos do Tigres. Ambos já atingiram quatro jogos na fase de grupos, o que é o caso apenas do Internacional  nas chaves que contêm equipes brasileiras. Os cinco representantes do país estão com chances de passar à próxima etapa, mas o Atlético-MG  é o que tem a situação mais desconfortável.

Confira a classificação dos grupos da Copa Libertadores

Lanterna do Grupo 1, com três pontos em três partidas, o Galo tem no momento 28% de chances de passar às oitavas de final, de acordo com o site Infobola, do matemático Tristão Garcia. A equipe treinada por Levir Culpi, que bateu o Santa Fé fora de casa na última quarta-feira , precisa repetir o triunfo em cima dos colombianos na próxima rodada, em 9 de abril, no Independência, para pelo menos pleitear a segunda colocação da chave, liderada pelo Colo-Colo, com nove.

Já o Cruzeiro  respirou mais aliviado na competição ao bater, na noite de quinta-feira, o Mineros de Guayana por 2 a 0 , na Venezuela, conquistando sua primeira vitória nesta Libertadores. O time do técnico Marcelo Oliveira chegou a cinco pontos e lidera o Grupo 3, superando o Universitario Sucre no saldo de gols. A chance de avançar às oitavas, segundo o Infobola, é de 74%.

O melhor brasileiro na Libertadores é o Corinthians , líder do Grupo 2 com nove pontos após três rodadas. A campanha invicta credencia a equipe do técnico Tite a brigar pela melhor campanha da fase de grupos, o que dá o direito de decidir os mata-matas como mandante até a final, e a deixa com 95% de chances de chegar às oitavas. Rival na mesma chave, o São Paulo  registra seis pontos e 75% de avançar, segundo o Infobola, probabilidade que cresceu após a vitória na noite de quarta-feira diante do San Lorenzo, no Morumbi.

Leia: Vitória coloca São Paulo com 75% de chances de chegar às oitavas da Libertadores

Já o Internacional , único brasileiro com quatro jogos na Libertadores até o momento, ocupa a vice-liderança do Grupo 4, com sete pontos, sendo superado pelo Emelec no saldo de gols. As chances de vaga às oitavas de final, segundo o Infobola, são de 73%. A situação poderia ser mais tranquila, mas a equipe do técnico Diego Aguirre empatou com os equatorianos em 1 a 1, na quarta-feira.

Osvaldo e Sóbis na próxima fase

Já classificados às oitavas, os próximos compromissos de Boca Juniors e Tigres na Libertadores serão apenas para consolidar a liderança de seus grupos - os argentinos, invictos após quatro rodadas, estão na briga pela melhor campanha nesta fase.

Contando com o reforço do centroavante Pablo Daniel Osvaldo, ex-Inter de Milão, Juventus e Roma, o Boca tem 12 pontos no Grupo 5 e na última terça-feira goleou o Zamora, fora de casa, por 5 a 1. Já o Tigres, time pelo qual atua o atacante brasileiro Rafael Sóbis, soma dez pontos no Grupo 6 e goleou o San José por 4 a 0, na quarta.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.