Três vitórias em três jogos e classificação bem encaminhada. Clube repete performance na fase de grupos de outros anos

O Corinthians  está na luta para ser o melhor time da fase de grupos da Libertadores e levar a vantagem de decidir em casa as vagas nas próximas etapas do torneio. Já são três vitórias em três jogos. Confirma com essa campanha que a época em que era apenas piada para os rivais na competição continental ficou para trás e, de quebra, reforça que ir ao mata-mata nunca foi problema.

Leia: Corinthians bate Danubio no Uruguai e deixa vaga nas oitavas encaminhada

Corinthians tem uma das melhores campanhas da Libertadores: três vitórias em três jogos
Natacha Pisarenko/AP
Corinthians tem uma das melhores campanhas da Libertadores: três vitórias em três jogos

Em suas últimas participações na Copa Libertadores, o Corinthians sempre passou para as oitavas de final com folga. 

Em 2013, foi o quarto melhor com 13 pontos. Em 2012, quando terminou campeão, foi o segundo melhor, com 14. Em 2010, ano do seu centenário, fez a melhor campanha, com 16 em 18 possíveis. Antes, em 2006, terminou esta fase com a terceira melhor campanha com 13. Em 2003, como em 2010, também fez a melhor campanha, com 15.

Nesta temporada, após vencer o Danubio fora de casa por 2 a 0, na noite de terça-feira, o Timão alcançou nove pontos em três jogos pelo Grupo 2, considerado o "grupo da morte" por causa das presenças de São Paulo e San Lorenzo, ficando em situação confortável para carimbar vaga nas oitavas de final. 

Leia também: Fla domina jogos em TV aberta no início do Brasileirão; Palmeiras é esquecido

O problema é o mata-mata. Exceto em 2012, em todos os outros anos em que passou com tranquilidade pela fase de grupos caiu logo nas oitavas de final. Foi vítima do River Plate em 2003 e 2006, do Flamengo em 2010 e do Boca Juniors em 2013. Em 2011, antes de jogar a fase de grupos, caiu para o Tolima em outro mata-mata.

Agora, com a classificação para a próxima fase praticamente assegurada, o Corinthians tenta assegurar ter a melhor campanha. O principal concorrente ao posto até aqui é o Boca Juniors, que também venceu os quatro jogos que fez. O Tigres, com 10 pontos em quatro jogos, também está nesta briga.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.