Roberto Firmino se junta aos badalados Neymar, Thiago Silva, Lucas Moura, Oscar e Marcelo entre os melhores brasileiros da temporada europeia, com outras boas surpresas na lista

Neymar: melhor brasileiro na Europa
Getty Images/David Ramos
Neymar: melhor brasileiro na Europa

O final da temporada europeia  se aproxima. A Liga dos Campeões  vai entrar nas quartas de final, e os principais campeonatos nacionais já parecem definidos. Considerando as cinco ligas mais fortes do continente, Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, alguns jogadores brasileiros aparecem como protagonistas.

Leia mais:  Jogadores brasileiros vão de descartáveis a imprescindíveis na Europa

Levando em conta o índice de desempenho do site Who Scored, que usa uma mistura de estatísticas para avaliar os atletas, Neymar é o melhor brasileiro na elite europeia, o que não é novidade. O segundo colocado, longe de ser uma surpresa, é Roberto Firmino, que já chegou à seleção brasileira e até ameaça o reinado do astro do Barcelona. Nas outras oito posições do top 10 há uma mescla de veteranos, surpresas e velhos conhecidos do torcedor.

Veja também: Brasileiros adotam futebol chinês em troca de muito dinheiro e regalias

A sombra de Neymar

Neymar é o melhor brasileiro na Europa e terceiro melhor jogador do Campeonato Espanhol, segundo o Who Scored . A nota dele é 7,92 e o deixa abaixo somente de Messi (8,81) e Cristiano Ronaldo (8,43) na Espanha. Ele é ainda o terceiro na artilharia com 17 gols. Os goleadores são também o argentino do Barcelona  e o português do Real Madrid , cada um com 30 gols.

Segundo melhor brasileiro da Europa, Roberto Firmino, do Hoffenheim, tem nota 7,85. É o quarto melhor da Alemanha, onde lidera Arjen Robben, com 8,58. Com seis gols marcados e sete assistências, Firmino não chama a atenção em nenhum critério específico. O que valoriza o brasileiro é a versatilidade, com bons números nas jogadas aéreas, no passes certos e nos chutes a gol.

Roberto Firmino comemora com Neymar na vitória do Brasil diante da Áustria: vaga na seleção
Leonhard Foeger/Reuters
Roberto Firmino comemora com Neymar na vitória do Brasil diante da Áustria: vaga na seleção

Sem novidade

Oscar: melhor brasileiro na Inglaterra
Richard Heathcote/Getty Images
Oscar: melhor brasileiro na Inglaterra

As presenças de Thiago Silva (7,62) e Lucas Moura (7,53), ambos do PSG , e Oscar (7,39), do Chelsea , não surpreendem. O zagueiro ex-capitão da seleção brasileira é o quinto melhor jogador do Francês, e Lucas é o oitavo. Thiago Silva é um dos melhores passadores da competição, além de muito eficiente no jogo aéreo.

Na Inglaterra, Oscar é apenas o 19º melhor jogador, mas o alto nível da Premier League permite que ele se intrometa no top 10 brasileiro. Com sete assistências, só perde para o líder Fábregas, que tem 15, e para quatro atletas empatados com oito cada: Di María, Sigurdsson, Baines e Downing.

Boas surpresas

O volante Allan, ex-Vasco, e o zagueiro Hilton, ex-Paraná Clube, são duas boas novidades na relação. O primeiro joga pela Udinese, da Itália, e tem nota 7,44 no Who Scored. Já Hilton tem 7,49 jogando pelo Montpellier, o que faz dele o 11º melhor jogador da França.

Entre os dois aparece o meia Felipe Anderson, da Lazio, que começa a merecer uma vaga na seleção de Dunga. Em sua melhor fase na equipe, chegou a marcar cinco gols em quatro jogos, o que chamou a atenção de outros clubes europeus. Com seis assistências no total, aparece entre os melhores do Italiano, e os seis gols marcados não permitem que faça feio perante os principais goleadores.

Veteranos em alta

O top 10 brasileiro na Europa fica completo com dois veteranos, ambos acima dos 30 anos e com passagens pela seleção brasileira. O zagueiro Naldo, que jamais se firmou com a camisa amarela, tem nota 7,79 jogando pelo Wolfsburg, da Alemanha. Já Marcelo, ainda presença constante nas listas de Dunga, tem nota 7,39 com a camisa do Real Madrid.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.