Bas Dost jogou pouco em 2014, ganhou chance no Wolfsburg no ano e virou sensação do futebol europeu em pouco tempo

Bas Dost, o goleador holandês do Wolfsburg
Getty Images
Bas Dost, o goleador holandês do Wolfsburg

O maior artilheiro do futebol mundial em números absolutos no ano de 2015 é Lionel Messi , do Barcelona, com 18 gols anotados em 16 jogos. Porém, na média, o argentino fica atrás de Bas Dost, centroavante holandês do Wolfsburg, que tem 13 gols em 10 partidas - a média de Messi é 1,12 gol por jogo, enquanto Dost tem média de 1,3.

Veja como estão as classificações do Alemão  e do  Espanhol

A carreira do holandês sofreu uma reviravolta tremenda justamente de 2014 para 2015. No ano passado, Bas Dost era apenas o segundo reserva do ataque do time alemão, que tinha o croata Olic como titular e o dinamarquês Bendtner como primeiro reserva.

Veja:  Messi empata com Cristiano Ronaldo em gols e confirma ano melhor que do rival

Olic foi negociado com o Hamburgo e abriu uma vaga no setor ofensivo do time, e nos treinos da pré-temporada, Dost levou a melhor sobre o experiente Bendtner, ex-Arsenal. E ele vem dando conta do recado, sendo fundamental na campanha do Wolfsburg na Bundesliga, onde é vice-líder, e no mata-mata da Liga Europa.

E mais:  Conheça Karim Bellarabi, a nova sensação do Campeonato Alemão

Por ser suplente, seu primeiro gol na Bundesliga nesta temporada veio só em dezembro de 2014, na vitória por 3 a 1 sobre o Hannover. Antes desse jogo, Dost só havia disputado outras duas partidas. 

Bas Dost comemorando mais um gol
AP Photo/Frank Augstein
Bas Dost comemorando mais um gol

Dost foi revelado no pequeno Emmen, da Holanda, mas se destacou com a camisa do Heerenveen, marcando 45 gols em 66 jogos oficiais entre 2010 e 2012, ano que foi contratado pelo clube alemão. Heerenveen que é o mesmo clube onde o brasileiro Afonso Alves brilhou entre 2007 e 2008, ganhando até uma oportunidade na seleção brasileira comandada por Dunga.

Apesar de ser um matador nato, Bas Dost nunca jogou na seleção holandesa. Aos 25 anos de idade e com 1,96m de altura, o gigante centroavante tem passagens apenas pelas equipes nacionais de base do país. "Estou indo bem. Seleção é um sonho, penso bastante nisso", disse o atacante à imprensa alemã recentemente.

O valor de mercado de Dost gira em torno dos 4 milhões de euros (cerca de R$ 13,2), mas o Wolfsburg já pensa em renovar seu contrato, que tem validade até 2017, para aumentar o valor da sua multa. Arsenal, Liverpool e clubes espanhóis já estariam de olho no holandês para o meio deste ano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.