Setor do estádio só poderá receber torcedor cadastrado nesta quinta-feira, na partida entre Atlético-PR e Foz

Uma tecnologia que terá papel fundamental para identificar torcedores baderneiros em estádios será usada oficialmente no Brasil pela primeira vez nesta quinta-feira. O acesso a um dos setores da Arena da Baixada, em Curitiba, para o duelo entre Atlético-PR  e Foz, pelo Campeonato Paranaense, se dará apenas por controle biométrico.

Leia também: Com time principal, Furacão recebe o Foz do Iguaçu na Arena

Isso significa que para ver a partida no Setor Fan, atrás do gol que fica à direita das câmeras de TV, o torcedor, além de ser sócio do clube, precisará ter feito um cadastramento prévio. Além de dados pessoais e da validade do cartão do sócio, o sistema capta a impressão digital, e desta forma libera o acesso à arquibancada. Esse setor é onde fica a uniformizada Fanáticos, a única autorizada a frequentar a Arena da Baixada.

Torcedores do Atlético-PR testam a biometria para ter acesso à Arena da Baixada
Divulgação/Marco Oliveira
Torcedores do Atlético-PR testam a biometria para ter acesso à Arena da Baixada

O sistema, idealizado em novembro do ano passado, foi testado nos dois primeiros jogos do Atlético pelo Campeonato Paranaense deste ano, em conjunto com o cartão (smart card) dos sócios-torcedores. A partir desta quinta-feira, a biometria impede, por exemplo, que alguém empreste seu smart card a outro para entrar, além de detectar se a pessoa sofreu algum tipo de advertência por distúrbios dentro do estádio, o que a deixa impedida de frequentar o local.

Leia também: Organizadas de Vasco e Atlético-PR que brigaram em Joinville se reúnem em SP

Com a identificação por biometria, os responsáveis pela segurança da Arena da Baixada em dias de jogos têm uma ferramenta mais eficaz para identificar torcedores caso ocorra alguma confusão no setor destinado às organizadas.

Leia: Rivais paranaenses unem forças para combater violência e buscar crescimento

Além da novidades nas catracas da Arena da Baixada, a partida contra o Foz será a estreia da equipe principal no Campeonato Paranaense. O time sub 23 disputou as primeiras rodadas do estadual.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.