Ingleses e franceses farão duelo inédito na Europa. Já alemães e espanhóis têm equilíbrio nos confrontos históricos

Os jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões se encerram nesta quarta-feira com o Arsenal viajando até a França para encarar o Monaco, enquanto o Atlético de Madri, atual vice-campeão da competição, abre o confrondo diante do Bayer Leverkusen atuando na casa do adversário.

Confira o Raio-X dos duelos :

ARSENAL X MONACO
Jogo de ida: 25/02/2015, em Londres (Inglaterra)
Jogo de volta: 17/03/2015, em Monaco (França)

Arsenal conta com o talento de Özil para avançar
Getty Images
Arsenal conta com o talento de Özil para avançar

Campanhas

 Equipe Jogos Pontos Vitórias Derrotas Empates  Gols pró Gols contra Saldo
 Arsenal  6  8  2  2 2  9  8  1
Monaco
 6  15  5  1  0  15  5  10


Histórico

Arsenal e Monaco nunca se enfrentaram por competições europeias. Contra times franceses, o clube inglês tem 20 jogos disputados na história, com 12 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Já a equipe francesa fez 12 jogos contra times da Inglaterra, com sete vitórias, três empates e duas derrotas.

Momento atual

O Arsenal vem de vitória por 2 a 1 diante do Crystal Palace, fora de casa, e ocupa a terceira colocação da Premier League. O Monaco também venceu fora de casa pelo Campeonato Francês, 1 a 0 sobre o Nice, e está na quarta colocação na tabela.

Janela de janeiro

Três atletas chegaram ao Arsenal (os volantes Krystian Bielik e Francis Coquelin, além do zagueiro brasileiro Gabriel Paulista) e outros três deixaram o clube (Lukas Podolski, Yaya Sanogo e Joel Campbell). No Monaco, chegaram Matheus Pereira, Bernardo Silvam, Matheus Carvalho e Alain Traoré, e saíram Borja López e Lucas Ocampos.


BAYER LEVERKUSEN X ATLÉTICO DE MADRI
Jogo de ida: 25/02/2015, em Leverkusen (Alemanha)
Jogo de volta: 17/03/2015, em Madri (Espanha)

Fernando Torres voltou e é uma das esperanças do Atlético
Denis Doyle/Getty Images
Fernando Torres voltou e é uma das esperanças do Atlético

Campanhas

 Equipe Jogos Pontos Vitórias Derrotas Empates  Gols pró Gols contra Saldo
Leverkusen
 6  10  3  2  1  7  4  3
Atlético
 6  13  4  1  1  14  4  10


Histórico

Alemães e espanhóis se enfrentaram apenas duas vezes em competições europeias. Pela Liga Europa de 2010/2011, empate por 1 a 1 em Leverkusen e novo empate por 1 a 1 em Madri, ambos os jogos disputados pela fase de grupos.

Momento atual

O Bayer Leverkusen sofreu um dolorido empate no último final de semana, quando o goleiro do Augsburg foi para área nos acréscimos e decretou a igualdade por 2 a 2 na rodada do Campeonato Alemão - a equipe faz campanha irregular e é apenas a sexta colocada. Já o Atlético fez fáceis 3 a 0 sobre o Almeria, está em terceiro e na cola de Barcelona e Real Madrid.

Janela de janeiro

O Atlético de Madri se mexeu no mercado e repatriou o atacante Fernando Torres, além de contratar o bom meio-campista espanhol Cani. O Bayer Leverkusen não se reforçou e ainda negociou o meia Levin Öztunali.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.