Regulamento ignora campanha geral e privilegia times que mesmo somando menos pontos, ganham vaga de presente

Passadas seis rodadas do Campeonato Paulista de 2015 , o cenário dos possíveis classificados para as quartas de final do torneio apresenta mais uma vez a falha que o regulamento escolhido há um ano já permitia: a premiação a times de pior campanha em detrimento de equipes com mais pontos. 

Classificação geral do Paulistão até a sexta rodada. O 13º estaria entre os oito melhores
Reprodução/Livescore
Classificação geral do Paulistão até a sexta rodada. O 13º estaria entre os oito melhores

Pelas regras, os dois primeiros times de cada grupo avança para a próxima fase. Porém, os times da mesma chave não se enfrentam e a pontuação é toda obtida contra os rivais de outros grupos. Assim, algumas chaves ficam mais fortes que outras, casos que podem ser melhor observados nos grupos de São Paulo  e Santos

Na chave A, liderada pelo time do Morumbi, Ituano e Red Bull Brasil, com nove e oito pontos, respectivamente, estariam fora da próxima fase por estarem atrás do Mogi Mirim , que já tem 14 pontos. O São Paulo tem 16. 

Veja a classificação, tabela de jogos, artilharia e notícias do Campeonato Paulista

Penapolense se classificou em 2014 mesmo tendo campanha pior que a de cinco times
THIAGO CALIL/Photopress/Gazeta Press
Penapolense se classificou em 2014 mesmo tendo campanha pior que a de cinco times

Já no grupo D, do Santos, as outras quatro equipes fazem campanhas muito ruins. Ainda assim, o Capivariano, 13º na classificação geral com seis pontos, estaria com vaga nas quartas de final. A chave é tão fraca, que os outros três times que estão nela estariam rebaixados: XV de Piracicaba, Bragantino e Penapolense. 

Os rebaixados para a Série A-2 de 2016 são os quatro de pior campanha entre os 20 clubes do Paulistão. Mas, os oito classificados de 2015 não são necessariamente os oito melhores.

Até agora, dos oito melhores times do Paulistão na metade da primeira fase, sete somam mais pontos na tabela geral. O oitavo, porém, o atual campeão Ituano, estaria fora da próxima fase mesmo tendo três pontos a mais que o Capivariano.

Em 2014 já aconteceu algo parecido. Entre oito classificados para quartas de final, um deles tinha campanha pior que cinco eliminados. O Penapolense avançou com 19 pontos, na vice-liderança do grupo A. Corinthians (24), Audax (23), São Bernardo (23), Portuguesa (20) e Rio Claro (20) somaram mais pontos em outros grupos, mas ficaram de fora. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.