No ano passado, os espanhóis fizeram 9 a 2 sobre os alemães no placar agregado, também nas oitavas da Liga dos Campeões

No segundo dia de oitavas de final de Liga dos Campeões, o Real Madrid testa seu favoritismo diante do Schalke, na Alemanha. Lembrando que as duas equipes se enfrentaram no ano passado e os espanhóis fizeram 9 a 2 no placar agregado. O outro jogo desta quarta-feira coloca Porto e Basel frente a frente pela primeira vez na história.

Confira o Raio-X dos duelos :

SCHALKE X REAL MADRID
Jogo de ida: 18/02/2015, em Gelsenkirchen (Alemanha)
Jogo de volta: 10/03/2015, em Madri (Espanha)

Em 2014, o Real fez 9 a 2 sobre o Schalke no agregado
Getty Images
Em 2014, o Real fez 9 a 2 sobre o Schalke no agregado

Campanhas

 Equipe Jogos Pontos Vitórias Derrotas Empates  Gols pró Gols contra Saldo
 Schalke  6  8  2  2 2
 9  14  -5
Real Madrid   6  18  6  0  0  16  2  14


Histórico

Real e Schalke duelaram apenas duas vezes em toda história da Champions League, justamente nas oitavas de final da temporada passada. No jogo de ida, da Alemanha, os espanhois massacraram: 6 a 1; a volta aconteceu no Santiago Bernabéu e os donos da casa voltaram a vencer, dessa vez por 3 a 1.

Momento atual

O Real Madrid segue na liderança do Campeonato Espanhol, mas passa por um período de instabilidade, já que a diferença para o vice-líder Barcelona caiu para apenas um ponto. A equipe venceu o La Coruña na última rodada. Já o Schalke é o quarto colocado no Campeonato Alemão e vem de derrota para o Frankfurt no final de semana.

Janela de janeiro

Com a mesma base campeã do ano passado, o Real não perdeu nenhum atleta e ainda fez duas contratações: Martin Ödegaard e Lucas Silva. O Schalke, por sua vez, reforçou seu sistema defensivo com a chegada do zagueiro Matija Nastasic, que estava no Manchester City. Ele chega para ocupar a vaga do brasileiro Felipe Santana, que foi para Grécia.


BASEL X PORTO
Jogo de ida: 18/02/2015, na Basiléia (Suíça)
Jogo de volta: 10/03/2015, em Porto (Portugal)

Porto está invicto na Champions League
Getty Images
Porto está invicto na Champions League

Campanhas

 Equipe Jogos Pontos Vitórias Derrotas Empates  Gols pró Gols contra Saldo
Basel
 6  7  2  3  2  7  8  -1
Porto
 6  14  4  0  2  16  4  12


Histórico

Será a primeira vez que as equipes vão se enfrentar em Liga dos Campeões. Contra equipes suíças, o Porto tem seis jogos disputados na história, com três vitórias, dois empates e uma derrota. O Basel já enfrentou times portugueses 10 vezes, vencendo duas, empatando três e perdendo cinco duelos.

Momento atual

O Porto vem de vitória no Campeonato Português, diante do Vitória de Guimarães, e ocupa a segunda colocação atrás do Benfica. Já o Basel ficou no empate com o Sion na última rodada do Campeonato Suíço, mas lidera com tranquilos oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Young Boys.

Janela de janeiro

Para o segundo semestre da temporada, o Porto não perdeu nenhum atleta e contratou o meia Hernâni, que estava no Vitória de Guimarães. O único reforço do Basel, curiosamente, também veio do Vitória de Guimarães: Adama Traoré. Em contrapartida, o clube suíço perdeu muitos jogadores, como Naser Aliji, Marcelo Díaz, Serey Die e Giovanni Sio.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.