Equipe alemã inicia mata-mata diante do Shakhtar, na Ucrânia, enquanto franceses e ingleses abrem o confronto em Paris

As oitavas de final da Liga dos Campeões começam nesta terça-feira com duas partidas e dois dos grandes favoritos em ao título campo. O Chelsea faz o jogo de ida diante do PSG, na França, enquanto o Bayern de Munique inicia a sua campanha no mata-mata na Ucrânia, contra o Shakhtar Donetsk.

Confira o Raio-X dos duelos :

PARIS SAINT-GERMAIN X CHELSEA
Jogo de ida: 17/02/2015, em Paris (França)
Jogo de volta: 11/03/2015, em Londres (Inglaterra)

PSG e Chelsea se enfrentaram na última Champions
Getty Images
PSG e Chelsea se enfrentaram na última Champions

Campanhas

 Equipe Jogos Pontos Vitórias Derrotas Empates  Gols pró Gols contra Saldo
 PSG  6  13  4  1  1  10  7  3
Chelsea   6  14  4  0  2  17  3  14


Histórico

PSG e Chelsea se enfrentaram quatro vezes em Liga dos Campeões, com duas vitórias dos ingleses, um empate e uma vitória dos franceses. Duas dessas vezes aconteceram justamente na temporada passada, na fase de quartas de final. O PSG venceu o duelo de ida por 3 a 1, em casa, mas o Chelsea deu  o troco na volta, fez  2 a 0 e avançou à semifinal da competição. Em 2004, na fase de grupos, o Chelsea venceu por 3 a 0 na França, com empate por 0 a 0 na Inglaterra.

Momento atual

A fase do Chelsea é bem superior à do adversário. Os londrinos lideram o difícil Campeonato Inglês com sete pontos de vantagem em relação ao vice-líder Manchester City e caminham a passos largos rumo ao título. O PSG, por sua vez, faz uma temporada irregular no Campeonato Francês, onde ocupam a terceira posição.

Janela de janeiro

O Chelsea marcou presença na janela de transferências de janeiro e reforçou seu elenco com a contratação do colombiano Juan Cuadrado, que estava na Fiorentina. Em contrapartida, perdeu o alemão André Schürrle para o Wolfsburg. O PSG não contratou ninguém neste começo de ano e ainda perdeu Chantôme para o Bordeaux.


SHAKHTAR DONETSK X BAYERN DE MUNIQUE
Jogo de ida: 17/02/2015, em Lviv (Urcrânia)
Jogo de volta: 11/03/2015, em Munique (Alemanha)

Bayern tenta confirmar o favoritismo diante do Shakhtar
Alexander Hassenstein/Getty Images
Bayern tenta confirmar o favoritismo diante do Shakhtar

Campanhas

 Equipe Jogos Pontos Vitórias Derrotas Empates  Gols pró Gols contra Saldo
Shakhtar  6  9  2  1  3  15  4  11
Bayern  6  15  5  1  0  16  4  12


Histórico

Será a primeira vez que Bayern e Shaktar se enfrentam na história da Champions. Em competições europeias, o Bayern já enfrentou equipes da Ucrânia em 10 oportunidades, com cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Já o Shakhtar encarou times alemães 14 vezes, vencendo cinco, empatando quatro e perdendo outras cinco.

Momento atual

O Bayern lidera a Bundesliga com boa folga diante do segundo colocado Wolfsburg, mas conheceu sua primeira derrota na competição neste ano de 2015. O Shakhtar está apenas treinando, uma vez que o Campeonato Ucraniano está paralisado por conta do inverno - a equipe chegou a realizar amistosos no Brasil, perdendo de Bahia e Atlético-MG, empatando com Flamengo e Cruzeiro e vencendo o Inter.

Janela de janeiro

Nenhum clube fez contratações para a disputa do segundo semestre da temporada e ainda perderam alguns nomes. No Bayern, Shaqiri e Höjbjerg deram adeus, enquanto o Shakhtar negociou o defensor Chygrynskiy.

    Leia tudo sobre: Bayern de Munique
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.