Vice presidente do Barcelona, clube parceiro da obra, também esteve presente na coletiva de imprensa de lançamento

A população carente da Praia Grande ganhou nesta terça-feira um grande presente de Natal. Acompanhado do prefeito da cidade, Alberto Mourão, o pai do atacante Neymar inaugurou o Instituto Neymar Jr, voltado para as crianças da comunidade. O vice presidente do Barcelona, clube parceiro da obra, também esteve presente na coletiva de imprensa de lançamento. Neymar pai falou sobre realizar "o sonho de família".

Neymar incomoda o Barcelona com jogos festivos durante as férias

"Um projeto familiar. Era um sonho nosso fazer algo do tipo. O Neymar saiu daqui perto e sabíamos da dificuldade que tínhamos para que nossos filhos tivessem qualidade de vida. Ter direito ao esporte e lazer. Viemos, junto com a comunidade e com o prefeito Alberto Mourão, fazer um pouco do que não tivemos. Tentar ajudar o máximo possível. A família vai estar presente também, um projeto aliado à educação. Um projeto audacioso", explicou.

Traumatizado com fracasso de brasileiros, Barça não investirá em sul-americanos

Foto da parte interna do Instituto Neymar Jr., na Praia Grande, litoral de São Paulo
REGINALDO ALVES DE CASTRO/Gazeta Press
Foto da parte interna do Instituto Neymar Jr., na Praia Grande, litoral de São Paulo

Neymar também revelou a parceria com o Barcelona , clube do filho. Os catalães são conhecidos por fundações sociais ao redor do mundo e não hesitaram em ajudar no projeto do pai de um de seus principais craques.

Agente de Neymar critica futebol brasileiro e prevê renovação com Barça até 2020

"O Barcelona é um grande parceiro. Aproveitamos o desejo que eu e Neymar tínhamos. O clube tem projetos sociais por todo o mundo, por isso, quisemos que fossem nossos parceiros também. O modelo Barcelona entrará aqui", disse Neymar. Ao todo, segundo ele, o projeto custou certa de R$ 40 milhões, sendo R$ 25 milhões do bolso da família com contribuição municipal.

A Prefeitura da Praia Grande cedeu o terreno, de acordo com Neymar, por 60 anos. "Não vou fazer um novo Neymar. Não tenho essa capacidade. Quando vi muita gente batendo na minha porta pedindo para fazer o filho virar jogador de futebol, eu disse que eu consigo auxiliar o seu filho a fazer a melhor escolha. O projeto Instituto Neymar Jr foi criado pelo Santos em 2010 através de seu marketing. Ele tinha que ser uma personalidade especial, não poderia só pensar em campo. O clube foi idealizador. Mas pelo jeito, só eu acreditei nisso. A imagem do Neymar cresceu", completou.

Foco no Barcelona

Neymar desconversou sobre o plano de ser eleito o melhor jogador do mundo no próximo ano. Humilde, o camisa 11 do Barcelona garantiu que só pensa em conquistar muitas coisas com o clube e que pretender continuar "sendo feliz" jogando futebol. Ele esteve em Praia Grande nesta terça-feira para lançar o Instituto Neymar Jr.

Neymar no lançamento de seu instituto, na Praia Grande
Paduardo/AgNews
Neymar no lançamento de seu instituto, na Praia Grande

"Vou conversar com os caras lá para ver se a gente renova o contrato", disse em tom de brincadeira quando questionado sobre a permanência na Espanha. "O objetivo do ano que vem é ganhar títulos lá e terminar essa temporada que comecei muito bem", completou.

O projeto social lançado por Neymar e seu pai nesta terça foi realizado em parceria com o próprio Barcelona, conhecido por suas ações desse tipo ao redor do mundo. "É um presente para o bairro onde nasci. Espero que seja o primeiro de muitos. Não tive a oportunidade que estamos dando para a garotada", afirmou.

Neymar está de férias no Brasil e se reapresenta ao Barcelona no começo de janeiro. Na última segunda, ele participou de um jogo beneficente ao lado de Nenê.

"Aqui em casa não tem descanso. Matar a saudades da família, dos amigos, jogar e ser feliz. Espero que quem eu amo esteja também muito feliz", finalizou.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.