Tamanho do texto

Primeira fase da competição contará com 80 equipes em sua fase inicial e está prevista pata começar em 4 de março de 2015

Em sorteio realizado nesta terça-feira, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu os primeiros confrontos da Copa do Brasil  2015. Na sede da entidade, 80 clubes conheceram o caminho que terão pela frente até as oitavas de final, quando novo sorteio será realizado. O destaque é o reencontro entre Santos  e Londrina, que se enfrentaram na terceira fase da edição disputada neste ano.

Relembre como foram os jogos da Copa do Brasil 2014

O Palmeiras  viaja à Bahia para enfrentar o Vitória da Conquista, mas o torcedor alviverde pode não gostar da presença do ASA de Arapiraca na mesma chave. A equipe alagoana eliminou o clube paulista em pleno Palestra Itália em 2002 e um novo encontro pode acontecer na terceira fase desta edição.

Atlético-MG ergue o troféu de campeão da Copa do Brasil de 2014
Igor Coelho/AGENCIA I7
Atlético-MG ergue o troféu de campeão da Copa do Brasil de 2014


Além de Palmeiras e Santos, os outros seis melhores colocados do Ranking Nacional de Clubes (RNC), excluindo os clubes que vão à Libertadores, foram considerados "cabeças-de-chave". Entre eles, o Flamengo  faz duelo de rubro-negros com o Brasil de Pelotas-RS; o Botafogo  tem confronto com o xará Botafogo-PB; e o Vasco  tem longa viagem até o Acre para pegar o Rio Branco.

Além disso, o Coritiba  enfrenta o Villa Nova-MG; enquanto o Atlético-PR  tem o Remo-PA pela frente; e o Bahia  terá que superar o calor ao visitar o Nacional-AM. Maior campeão ao lado do Cruzeiro, com quatro conquistas, o Grêmio  estreia frente ao Campinense-PB.

O regulamento prevê o enfrentamento da fase inicial com base no Ranking Nacional de Clubes. A CBF divide os participantes em dez chaves, de oito clubes cada. Apenas um clube de cada uma destas chaves chegará às oitavas de final, fase na qual as equipes que disputam a Libertadores da América são incluídas no torneio.

São os casos de Cruzeiro , São Paulo , Corinthians , Internacional  e Atlético-MG , que não participaram deste primeiro sorteio. O mesmo vale para o Fluminense, que não joga o torneio continental, mas acabou beneficiado com uma vaga direta às oitavas de final pela campanha no Campeonato Brasileiro  deste ano.

Os primeiros jogos da Copa do Brasil da próxima temporada serão entre Atlético-AC e Real Noroeste-ES, que disputam fase preliminar para decidir o adversário do Criciúma na primeira rodada de enfrentamentos. A previsão é que a competição tenha início no dia 4 de março e a final, segundo o calendário divulgado pela entidade, será no dia 21 de novembro.

Confira abaixo os enfrentamentos por chave:

Lado verde
Chave 1
Palmeiras x Vitória da Conquista-BA
Sampaio Corrêa x Estrela do Norte-ES
Vitória x Anapolina-GO
ASA-AL x São Raimundo-RR

Chave 2
Botafogo x Botafogo-PB
Caxias-RS x Capivariano-SP
Figueirense x Princesa de Solimões-AM
Avaí x Operário-MT

Chave 3
Santos x Londrina-PR
Madureira x Maringá-PR
Sport x Cene-MS
Chapecoense x Interporto-TO

Chave 4
Flamengo x Brasil de Pelotas-RS
Salgueiro-PE x Piauí-PI
Náutico x Brasília-DF
Paraná x Jacuipense-BA

Chave 5
Goiás x Santo André-SP
Icasa x Independente-PA
Portuguesa x Santos-AP
Joinville x Ituano-SP

Lado amarelo
Chave 1
Coritiba x Villa Nova-MG
Fortaleza x River-PI
Ponte Preta x Vilhena-RO
Boa Esporte x Moto Club-MA

Chave 2
Vasco x Rio Branco-AC
Cuiabá x Murici-AL
Atlético-GO x Coruripe-AL
América-RN x Globo-RN

Chave 3
Atlético-PR x Remo-PA
Tupi-MG x Alecrim-RN
Ceará x Confiança-SE
América-MG x Luziânia-DF

Chave 4
Grêmio x Campinense-PB
CRB x Amadense-SE
Criciúma x Atlético-AC* ou Real Noroeste-ES*
Bragantino x Lajeadense-RS
*Clubes que disputam fase preliminar

Chave 5
Bahia x Nacional-AM
Luverdense x Cabofriense
ABC x Boavista-RJ
Paysandu x Águia Negra-MS

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.